MasterCard fecha parceria com a Vivo em pagamentos móveis

Leia em 1min 40s

A bandeira MasterCard e a empresa de telefonia Vivo devem iniciar, no segundo semestre, as operações da joint venture que anunciaram no final de 2011 para operar no pagamento com celular. "Estamos na fase de estruturação da nova empresa", disse a jornalistas o presidente da MasterCard, Gilberto Caldart. O objetivo é ter um primeiro produto no mercado até o final do ano.

A empresa, ainda sem nome definido, será 50% controlada pela Vivo e 50% pela bandeira. O foco é desenvolver soluções para o pagamento com celular. Caldart destaca que o objetivo é criar soluções que possam ser usadas por qualquer operadora de telefonia e não apenas pela Vivo.

A MasterCard resolveu criar duas empresas diferentes para o pagamento com celular. Uma para 12 países da América Latina, em parceria com a Telefónica, que já está operacional em países como a Argentina e recebeu o nome de Wanda. A outra é só para o mercado brasileiro. A região é uma das que mais crescem dentro das operações da bandeira americana no mundo.

Caldart avalia que o mercado de cartões brasileiro pode dobrar de tamanho. Atualmente, aproximadamente 25% do consumo privado é pago com meios eletrônicos de pagamento, ante média bem maior, na casa dos 45% a 50%, em países desenvolvidos. "Podemos atingir esse percentual em alguns anos", afirmou.

No Brasil, um dos segmentos em que a MasterCard aposta é o de cartões pré-pagos, que são carregados em dinheiro e podem ser usados em toda a rede que aceita plásticos de crédito e débito. Recentemente, a bandeira lançou um produto, em parceria com a Ticket e o Itaú, para o pagamento de fretes por caminhoneiros. O motorista recebe o valor do frete no cartão e usa o plástico nas estradas, em postos de combustível, oficinas e restaurantes.

"O mercado de cartões pré-pagos ainda é inexplorado no Brasil", destacou Caldart. No entanto, tem crescido acima da média nos últimos anos.


Veículo: DCI


Veja também

Tecnologia ajuda a monitorar hábitos dos consumidores

Pequenas empresas de TI de São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco estão desenvolvendo novas soluç&oti...

Veja mais
O mago do comércio eletrônico

Quem é o bilionário dono da Rakuten, o maior shopping online do mundo, que acaba de chegar ao Brasil.O Jap...

Veja mais
Tecnologia reduz gasto de lojistas com energia

As indústrias do ramo, de uma maneira geral oferecem soluções de iluminação com LED e...

Veja mais
Cielo se diz confiante em modelo de negócio

Com o mercado de olho sobre os impactos da oferta de fechamento de capital da Redecard pelo Itaú Unibanco, a admi...

Veja mais
Dispositivo móvel ganha reforço na área de segurança

Fotos, gravações, documentos, contatos e tantas outras informações pareciam perdidos. Al&eac...

Veja mais
Brasileiro troca banco por tecnologia

O número de correntistas que passou a usar o celular para transações financeiras chegou a 3,3 milh&...

Veja mais
Groupon busca mais qualidade em ofertas

O Groupon se prepara para dar um salto em qualidade na sua operação no Brasil. Uma das estratégias ...

Veja mais
Vendas eletrônicas devem crescer 25% no Dia das Mães, segundo consultoria e-bit

A e-bit, empresa especializada em informações do e-commerce, divulgou ontem a previsão de crescimen...

Veja mais
A estratégia dos grandes: rede de supermercados inova ao colocar prateleira virtual no metrô

Entenda como a tecnologia é - cada vez mais - fundamental para qualquer tipo de empreendimentoA rede Tesco, multi...

Veja mais