Cooxupé aposta em vendas on-line

Leia em 3min

Cafeicultores cadastrados na cooperativa já estão realizando os negócios pela internet.


Os produtores filiados à Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), no Sul de Minas, já podem vender a safra pela internet. O sistema de comercialização on-line foi implantado na cooperativa em janeiro e já está proporcionando resultados positivos. A principal vantagem do sistema é o acesso, em tempo real, dos preços e das oportunidades de negócios.

De acordo com o comercializador da Cooxupé, Aguinaldo Moreno, o Café Online, nome da ferramenta, já tem 100 produtores cadastrados e efetuando a venda das sacas pela internet.

"Como o mercado em 2011 foi muito favorável para a comercialização do grão, com os preços lucrativos, a grande maioria dos produtores aproveitou a oportunidade e vendeu a maior parte da safra. Por isso, acreditamos que com o incremento no ritmo da colheita o interesse pelas vendas on-line seja ampliado".

Ainda segundo Moreno, a ferramenta facilita o processo de comercialização do cooperado. Ao invés de ele ir até à Cooxupé para comercializar as sacas, o cafeicultor pode concluir o negócio em casa, do próprio computador ou do celular.

Ao aderir ao programa, o cooperado ganha uma senha e um login para acessar a página do Café Online, hospedada na página eletrônica da Cooxupé. Nela, o cafeicultor consegue visualizar as cotações do dia, vender as sacas, fazer simulações, entre outras transações.

"Quando o cafeicultor opta pelo sistema fazemos uma avaliação completa das sacas entregues na cooperativa e a classificamos de acordo com a qualidade dos grãos. As informações ficam cadastradas no sistema e o produtor pode acessá-las e escolher o melhor momento para concretizar os negócios. Após a conclusão da venda, o cooperado recebe um alerta de confirmação no celular e o dinheiro é depositado em conta, na data programada", disse Moreno.

Acesso - Para incentivar o acesso dos produtores ao sistema de venda pela internet, ainda em junho começa na cooperativa o curso de Inclusão Digital, que terá o objetivo de abordar entre os cooperados temas ligados ao universo da web como o Café Online, o site da cooperativa, nota fiscal eletrônica, entre outros assuntos de interesse do produtor.

O projeto-piloto começa nas Unidades de Negócio da cooperativa em Monte Santo de Minas, Cabo Verde e Nova Resende, municípios no Sul de Minas, e, ao longo do ano, estará em todas as 22 unidades da Cooxupé.

Colheita - Segundo Moreno, a colheita do café no Sul de Minas já foi iniciada, porém está bem atrasada em relação a igual período do ano passado. As chuvas constantes, registradas desde abril, comprometem a evolução do processo e da qualidade.

"A previsão do tempo para a região, ao longo das próximas semanas, não é favorável, uma vez que a estimativa é de mais chuvas. Caso as precipitações continuem, o receio é de perda significativa da qualidade e oferta de café", disse Moreno.

A saca de 60 quilos está avaliada a R$ 350, valor que vem se mantendo estável desde o início de junho. Segundo Moreno, o mercado está muito incerto para o café. Por um lado, a demanda pelo grão continua aquecida e em um momento de estoques mundiais ainda baixos, porém a crise financeira da Europa e dos Estados Unidos, principais compradores do grão mineiro, interfere no ritmo de comercialização. A previsão de uma safra maior também contribui para que os compradores se mantenham retraídos a espera de novas quedas na cotação. "Devido às interferências climáticas a produção não deverá ser tão superior como estimada", avalia.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

O mundo em barras

Imagine o tempo de espera nas filas de supermercados sem o uso da leitura do código de barras. Essa era a dura re...

Veja mais
Abras participa da Conferência Internacional de Automação e Logística da GS1

O presidente da Abras, Sussumu Honda, e o superintendente, Tiaraju Pires, participaram da Brasil em Código - II C...

Veja mais
'Compra coletiva' busca novos meios de gerar receita

Passada a fase de euforia, sites de desconto estreitam os laços com o setor publicitário para se garantir ...

Veja mais
Varejo on-line amplia prazo de entrega ao consumidor

Após a série de desgastes públicos enfrentados por alguns sites de venda on-line no país, ac...

Veja mais
Loja on-line soma 20% do comércio varejista

Hoje os varejistas dedicados exclusivamente ao comércio pela Internet já detêm 20% do total das vend...

Veja mais
Empresa facilita e torna mais rápidas as vendas on-line

MundiPagg cria quatro plataformas tecnológicas para agilizar pagamentos de operações realizadas em ...

Veja mais
GS1 Brasil realiza II Conferência Internacional de Automação e Logística

Sob o tema "A linguagem universal da rentabilidade", evento reúne empresários de vários setores da ...

Veja mais
Venda de loja 100% on-line mais que dobra

Comércio on-line de redes tradicionais que operam com lojas físicas e na internet cresce em ritmo menor, a...

Veja mais
Maioria dos consumidores já fez compras pela internet

Os empresários que ainda não planejam expandir seus negócios para a internet devem começar a...

Veja mais