Venda pela internet aumenta 25%

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Redução do IPI, concorrência e entrada de novas empresas no setor aquecem mercado

 

A entrada de Wal-Mart e Casas Bahia, junto com o fortalecimento das operações do Ponto Frio, Extra e Magazine Luiza, aqueceram o mercado de vendas por meio da internet no primeiro semestre, levando o setor a registrar um crescimento de 25% no faturamento, segundo estimativa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) e a e-bit, empresa de monitoramento de e-commerce.

 

A retomada das condições de financiamento, a queda do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca e a agressiva política de preços no ambiente virtual também puxaram o resultado. Os números da área vem superando com larga margem os do varejo físico, setor que até maio cresceu 10,3% (último dado disponível).

 

O desempenho das vendas na internet de janeiro a junho superou projeções iniciais das empresas de monitoramento que esperavam um faturamento bruto de R$ 4,5 bilhões (alta de 20%) mas já admitem que esse valor poderá atingir, pelo menos, R$ 4,75 bilhões (25%). “A concorrência e o ingresso de novas empresas estimularam as vendas no canal internet”, destaca o diretor executivo camara-e.net, Gerson Rolim. Segundo pesquisa da e-bit, a intenção dos consumidores em adquirir produtos na internet no terceiro trimestre é a maior para este período do ano desde 2006, quando a pesquisa passou a ser realizada.

 

O diretor-geral da e-bit, Pedro Guasti, destaca que o aumento das vendas dos produtos da linha branca contemplados pela redução do IPI proporcionaram à categoria subir da quinta para a terceira colocação no número de pedidos por meio da internet, desde que a medida entrou em vigor em abril. Ele acrescenta que a retomada das condições de crédito ao longo do primeiro semestre levou as empresas a ampliar o número de parcelas nos financiamentos. Para aproveitar ainda o aumento no fluxo de consumidores nos sites, as varejistas passaram a oferecer maiores descontos, pela facilidade na comparação de preços existentes no mundo virtual por meio dos sites buscadores de preços.

 

A concorrência poderá se ampliar ainda este ano com a entrada das operações do Carrefour na internet, que chegou a ser cogitada para ocorrer no Dia dos Pais. Por meio de sua assessoria de imprensa, o Carrefour informa que a previsão oficial do lançamento é 2010, mas já conta com um novo responsável pela área de e-commerce, que é Jonas Ferreira, um dos responsáveis pelas operações na internet da Casas Pernambucanas e Grupo Pão de Açúcar.

 

A intenção dos executivos do Carrefour é entrar no mercado de forma estruturada, assim como fez o Wal-Mart em outubro do ano passado, quando estreou na internet. O Wal-Mart vem ganhando fatia de mercado em razão das sinergias com as operações no exterior para captação de recursos para o financiamento dos clientes e compras junto aos fornecedores. A empresa não revela dados, mas o presidente no Brasil do Wal-Mart, Héctor Núñez, afirmou que o desempenho da empresa superou a estimativa de crescimento.

 

Além da estreia do Wal-Mart, em fevereiro deste ano, a Casas Bahia passou a operar na internet. No entanto, a participação das vendas online ainda não estaria “decolando” sobre o total comercializado da rede, pela identificação da marca ser mais forte entre as classes C e D, sendo que este canal é usado, principalmente, entre as classes A e B.

 

CUIDADOS

 

Veja se o site tem endereço, CNPJ e telefone da empresa

Consulte o site do Procon (procon.sp.gov.br) para saber se a empresa foi alvo de reclamações
O consumidor pode desistir da compra online depois de sete dias da entrega, sem necessidade de justificativa

Em caso de defeito, a devolução ou troca deve ser feita como na regra acima. Depois de sete dias, o produto deve ser encaminhado para a assistência técnica. Se não houver solução em 30 dias, a compra pode ser cancelada

 

Veículo: Jornal da Tarde - SP


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