As vendas realizadas pela internet apresentaram crescimento de 27% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2008, com um faturamento bruto total de R$ 4,8 bilhões, de acordo com dados da empresa de monitoramento de comércio eletrônico e-bit.
O tíquete médio das compras feitas em lojas on-line foi de R$ 323 no período, o que representa uma alta de 5%. O crescimento da comercialização de eletrodomésticos - por conta da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) - e de artigos de informática contribuiu para o aumento do valor das compras virtuais.
A participação da B2W - formada pela fusão de Submarino e Americanas.com - atingiu 35,7% no segundo trimestre de 2009, uma queda de 4,6 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado, conforme a e-bit. No primeiro semestre, a fatia da líder de mercado foi de 36%, ante 41,5% dos primeiros seis meses de 2008. Além da entrada de novas empresas na rede - com destaque para Wal-Mart e Casas Bahia - e do fortalecimento das operações de concorrentes como Ponto Frio e Extra.com, a e-bit atribui a menor participação da B2W ao aumento da presença de pequenas e médias empresas no segmento.
Veículo: DCI