Associação prevê mais competição no setor de cartões

Leia em 1min 20s

A decisão anunciada na quinta-feira pela Secretaria de Direito Econômico (SDE) de suspender a exclusividade das operações da Visa com a VisaNet é um passo importante para o aumento da competição no mercado de cartões de crédito no Brasil. Quem avalia e aprova a medida é o novo presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Paulo Rogério Caffarelli. "A Redecard já não tem mais exclusividade com a MasterCard, e a VisaNet não terá também [com a Visa] a partir de junho do ano que vem. Esse é um processo saudável de estímulo à competição e que resolve a questão do compartilhamento", disse.

 

A ampliação do compartilhamento é um dos pontos centrais em que o governo quer atuar. A intenção é permitir que uma só máquina passe todas as bandeiras de cartões, evitando que o lojista tenha de alugar vários equipamentos. Até agora, o comerciante que quiser trabalhar com a bandeira Visa tem de necessariamente contratar a VisaNet. O mesmo valia para MasterCard e Redecard, mas recentemente a SDE também abriu processo contra a Redecard. A decisão desta semana foi, portanto, uma investida clara do governo na tentativa de quebra da estrutura do setor, que, segundo o governo, é praticamente um duopólio.

 

Sobre a criação do marco regulatório para os cartões de crédito e de débito, Caffarelli acredita que os associados da Abecs serão chamados para o debate sobre o tema, depois do dia 30 de setembro, quando o Banco Central deve entregar estudo com detalhamento final sobre o setor.

 

Veículo: DCI


Veja também

Certificação digital: segurança para o lojista e para o cliente

O recurso ainda é pouco usado no comércio eletrônico, mas especialistas recomendam seu uso, o que po...

Veja mais
Exclusividade entre Visa e Visanet é suspensa pela SDE

A partir da intimação oficial, as empresas terão 30 dias para adotar medida preventiva   Na ...

Veja mais
Companhias investem em sistemas para unir o mundo real ao virtual

Integrar os mundos real e virtual é um desejo do ser humano explorado centenas de vezes pela literatura, cinema, ...

Veja mais
PagSeguro vira ferramenta da Casas Bahia

Braço de negócios do grupo Universo On LIne (UOL), a empresa PagSeguro acaba de implementar para a maior r...

Veja mais
Varejo online tem briga acirrada

Lançamento de sites ajudou o comércio eletrônico a registrar aumento das vendas.   A entrada ...

Veja mais
Venda pela internet aumenta 25%

Redução do IPI, concorrência e entrada de novas empresas no setor aquecem mercado   A entrad...

Veja mais
Marabraz, Eletro Shopping e Cybelar miram "e-commerce"

Por ser um dos segmentos do varejo que indica ter mais força de crescimento, o comércio eletrônico (...

Veja mais
Celulares viram cartão de crédito

Uso do telefone como meio de pagamento, popular em países como o Japão, começa a ganhar espaç...

Veja mais
Casas Bahia em cena. Com dedicação total à web

Desde fevereiro, o varejo tem um novo e grande concorrente online. A Casas Bahia entrou no e-commerce já com expe...

Veja mais