Venda de cerveja surpreende

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A sede da população por cerveja neste verão é tanta que o consumo da bebida está acima da capacidade de produção, e a indústria não consegue atender integralmente a demanda. Com o estoque girando mais rápido do que o previsto, o temor é que algumas variedades do produto acabem antes do programado.

 

No Grande ABC, o aquecimento nas vendas surpreende supermercadistas como a Coop (Cooperativa de consumo). Para a gerenciadora de produtos da rede, Márcia Nicolai, o crescimento na categoria até o fim da temporada será de 5%, mas seria o dobro, não fosse a falta de alguns produtos, como os packs compostos por 18 e 24 latinhas.

 

"A maior parte da falta de estoque em alguns estabelecimentos são por conta da Ambev. A encarregada de uma loja precisa fazer um pedido de R$ 100 mil para receber pelo menos R$ 60 mil em mercadorias", afirma a gerenciadora da Coop.

 

Certas lojas que recebem as mercadorias diretamente da fabricante estão sem as bebidas das marcas Skol e Brahma com pacotes de 18 e 24 latas. "Chegamos a receber menos unidades de Guaraná Antarctica e Pepsi que o encomendado", acrescenta Márcia. Outra queixa é que o Grupo Schincariol não tem o formato ‘latão'' para entregar.

 

Questionada, a Ambev garante que não há desabastecimento de cerveja na Grande São Paulo. Em nota, a empresa diz que "nesta época há aumento do consumo de bebidas, o que pode ocasionar faltas pontuais".

 

Para atender a demanda estimada para 2010, será investido R$ 1,5 bilhão no aumento da produção e capacidade de distribuição. Procurada, a Schincariol não se pronunciou.

 

DESEMPENHO

 

Segundo o Walmart, a comercialização de cerveja em São Paulo está maior quando comparada aos demais Estados. Na região, o crescimento também está acima do esperado. "Devido ao aumento nas vendas, o estoque está acabando mais rápido do que o previsto, mas por enquanto a rede está abastecida". Por meio de comunicado, a companhia acrescenta que está sofrendo, como todo o mercado varejista, por falta de produção da indústria.

 

Já no Grupo Pão de Açúcar, a venda da bebida saltou 35% na primeira quinzena deste mês em relação a igual período de 2009. A empresa relata que o abastecimento está normalizado nas localidades em que atua. Em dezembro, entretanto, houve falta de cervejas.

 


Veículo: Diário do Grande ABC


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