A guerra das cervejas vai esquentar ainda mais neste Carnaval. O Grupo Schincariol lançou ontem a cerveja Devassa Bem Loura, uma pilsen originária da cervejaria de mesmo nome, cuja bebida era fabricada artesanalmente no próprio bar. O objetivo, segundo Adriano Schincariol, presidente da empresa, é competir com as marcas mais vendidas no Sudeste, pertencentes à líder do mercado AmBev.
A empresa está investindo R$ 100 milhões no lançamento, que tem como garota-propaganda a celebridade Paris Hilton, filha do dono da cadeia de hotéis Hilton. O montante representa uma parcela do investimento total de R$ 1 bilhão previsto para este ano e que inclui a expansão da produção, que hoje é de 4,5 bilhões de litros de bebidas em suas 14 fábricas. Em 2009, o investimento da cervejaria no país também foi de R$ 1 bilhão.
A Devassa Bem Loura será a única vendida nos sambódromos do Rio e de São Paulo, já que a empresa tem contratos de exclusividade. Ontem mesmo, uma enorme propaganda da Cintra atrás de uma das arquibancadas da Marquês de Sapucaí foi substituída pela nova marca. Segundo Adriano, em dois dias de venda, a nova cerveja já respondeu por um faturamento de R$ 10 milhões, mesmo antes do começo da campanha promocional.
Apesar do sucesso da campanha "Experimenta", lançada em 2003 por Zeca Pagodinho, que fez a participação de mercado da Nova Schin subir de 8,5% para 15% em cerca de quatro meses no país, o público do Sudeste - e principalmente o carioca - ainda não vê a marca com bons olhos porque ainda a associa à antiga cerveja Schincariol. Em dezembro, a fatia da Nova Schin foi de 11,6%. Por isso, segundo fontes do mercado, a empresa decidiu lançar uma nova marca Devassa associada a uma cerveja de mais qualidade. Tanto que os preços da Bem Loura não são os mesmos das cervejas mais baratas, que custam entre R$ 0,90 e R$ 1,15 no Rio. A Devassa chegará ao mercado custando entre R$ 1,19 e R$ 1,35 no Rio; e R$ 1,25 a R$ 1,45 em São Paulo. "Vamos brigar com as marcas de maior valor", diz Luiz Claudio Taya, diretor de marketing do companhia.
O objetivo do grupo é voltar à participação de 15% com a nova marca. Adriano Schincariol afirmou que a meta é crescer em 2010 a uma taxa de dois dígitos, acima do mercado de bebidas, cuja expectativa de avanço para este ano é de 8%. O balanço da empresa ainda não foi divulgado, mas dados do mercado apontam que, em 2009, o grupo cresceu entre 10% e 11%, enquanto o mercado se expandiu entre 6% e 7%.
Atualmente, de acordo com o executivo, o grupo tem participação de mercado de 14% no setor de bebidas, enquanto a fatia exclusiva de cervejas é de cerca de 13%. A maior participação da companhia é no Nordeste, com cerca de 35%.
Nos últimos anos, a empresa comprou, além da Devassa, marcas super premium, como Baden Baden e Eisenbahn. Segundo Adriano, essas duas marcas garantem a liderança no mercado superpremium, com 40% do segmento de cervejas de mais de R$ 8 o litro.
O executivo negou ainda qualquer expectativa de abertura de capital nos próximos cinco anos. Segundo ele, não há necessidade de buscar recursos no mercado para expandir os negócios. "Vamos manter o patrimônio nas mãos dos acionistas", frisou Schincariol
Veículo: Valor Econômico