Fábrica possui equipamentos de alta tecnologia e capacidade para 27 mil garrafas por hora.
A Coca-Cola Femsa, empresa do grupo Femsa - Fomento Econômico Mexicano S/A, companhia líder de bebidas na América Latina, implementa em sua planta fabril de Jundiaí a maior linha de Ref Pet do mundo reafirmando sua posição de uma das maiores fábricas em volume de produção dentro de todo o sistema mundial da Coca-Cola.
A unidade que foi inaugurada em 6 de março de 1993 atinge a maioridade em 2011. A planta tem 178,827 mil metros quadrados de área total e é responsável pela fabricação de 14 linhas de refrigerantes, duas de Suco Kapo e uma de Bag in Box, mais popularmente conhecido como refil para máquina de refrigerante, que abastecem além da região na qual está instalada, a capital, o litoral de São Paulo e algumas regiões de Minas Gerais.
A nova linha conta com equipamentos da mais alta tecnologia - capacidade de 27 mil garrafas por hora - que permite a máxima utilização dos vasilhames e por conseqüência uma adequação no ciclo de utilização e reciclagem destas embalagens. Estas garrafas aliam a praticidade e leveza da Pet convencional, com a retornabilidade das garrafas de vidro. Com a nova linha, a capacidade produtiva da unidade fabril de Jundiaí passa para 450 milhões de caixas unitárias por ano.
Meio-ambiente - A embalagem Ref Pet é uma opção para quem deseja economizar com a compra do refrigerante e contribuir com o meio-ambiente, já que o vasilhame tem um ciclo de utilização de até 25 vezes. "Toda vez que retorna à fábrica, a Ref Pet passa por um rigoroso sistema de higienização e seleção de forma a reconhecer o nível de qualidade para que continue no processo fabril", afirmou o gerente Industrial da Coca-Cola Femsa Jundiaí, Alexandre Tortorelli.
"Ao agregar em sua produção uma linha de Ref Pet, a Coca-Cola Femsa firma mais uma vez seu comprometimento com o meio-ambiente, a sociedade e com as próximas gerações. A excelência dos produtos da companhia não é medida apenas pela qualidade do que é entregue ao consumidor e de seu pessoal, mas por todas as ações realizadas para atingir um crescimento sustentável por meio dos diversos projetos de responsabilidade social que a empresa mantém", afirmou o diretor Jurídico e de Assuntos Corporativos da Coca-Cola Femsa, Eduardo Lacerda.
Além da Ref Pet, a empresa já produz a Plant Botle, embalagem PET feita parcialmente de material de origem vegetal. Pioneira na América Latina é feita de Pet no qual o etanol da cana-de-açúcar substitui parte do petróleo utilizado como insumo. Por ter 30% de sua origem à base da planta, a nova embalagem reduz a dependência da empresa em relação aos recursos não-renováveis, além de diminuir em até 25% as emissões de CO2.
Outra inovação é a tecnologia minitampa para garrafas Pet, com altura da tampa e do bocal menor que a do padrão atual. Com a diminuição em 4 milímetros no tamanho das tampas das garrafas, a previsão é de que haja, em 2012, redução anual no consumo de Pet correspondente ao volume de material necessário para produzir 120 milhões de embalagens de 2 litros.
A Ref Pet gera boas expectativas não apenas para a companhia, mas também para comunidade na qual a unidade está instalada. Atualmente, a planta conta com aproximadamente 1,5 mil colaboradores, destes 70 contratados especificamente por conta da nova linha. Todos os funcionários dispõem de assistência em todos os setores como médico, treinamentos para desenvolvimento profissional e academia. Há ainda programas especiais para pessoas com deficiência, estágio e trainee.
Dados sobre a unidade de Jundiaí:
Fundação: 1993;
4 Área total: 178,827 mil metros quadrados;
4 Área construída: 68 mil metros quadrados;
4 Produção: refrigerantes e sucos;
4 Capacidade de produção: 450 MM UC/ano;
4 Produção em 2010: 283 MM UC;
4 Linhas de produção: 17.
Veículo: Diário do Comércio - MG