Há pouco mais de um ano, o grupo dos dez maiores fabricantes mundiais de bebidas apoiou a criação da estratégia global da Organização Mundial de Saúde (OMS) contra o consumo abusivo de álcool, considerado a causa de 2,5 milhões de mortes ao ano. Como um dos principais 'players', a Ambev anunciou ontem parcerias para estimular o consumo responsável, com destaque para a restrição à venda de bebida a menores de 18 anos.
A dona das marcas Brahma, Skol e Antarctica fechou acordos com o Grupo Pão de Açúcar, organizações não governamentais e donos de bares. "Já tínhamos um programa de consumo responsável desde 2003, mas quisemos incluir mais parceiros, para que os resultados não fiquem limitados", diz Milton Seligman, vice-presidente de relações corporativas da Ambev.
Em conjunto com o Pão de Açúcar, o "Supermercado de Responsa" determina que o operador solicite ao cliente a apresentação da identidade na compra de bebida. O funcionário insere a data de nascimento no sistema, que só autoriza a venda se a maioridade for comprovada. Iniciativa semelhante foi adotada em 2007 pelo Walmart em parceria com a Diageo.
O "Bar de Responsa" é voltado a estabelecimentos em comunidades de baixa renda. A primeira iniciativa acontece no Complexo do Muquiço, no Rio, em parceria com a ONG Bola para Frente. O programa promove a reforma dos bares que agirem de forma responsável na venda de álcool, bancando a pintura e o restauro da fachada, além de doar mesas e cadeiras.
Já o "Jovens de Responsa" engloba dez ONGs de São Paulo, Rio e Salvador. Serão organizados eventos como a "Balada Black", festa sem álcool voltada a menores de idade, que já acontece na favela de Heliópolis todo mês. (DM)
Veículo: Valor Econômico