Promoção da Pepsi acaba em pedido de desculpas

Leia em 2min 40s

Promoção ''leve dois, pague um'' feita pela marca no fim de semana esbarrou em estoques bem abaixo da demanda; para conter as queixas dos consumidores, varejistas chegaram a distribuir Coca-Cola


Pode ser Pepsi? "Não", foi a resposta que consumidores receberam neste fim de semana ao tentar aproveitar uma promoção que prometia refrigerantes da marca em dobro. Programado para suprir a demanda do sábado e do domingo, o estoque - que permitiria que clientes levassem para casa até 24 unidades pagando apenas metade - durou apenas algumas horas em várias cidades onde ocorreu a oferta. Varejistas foram obrigados a improvisar e chegaram a substituir o refrigerante por Coca-Cola para acalmar consumidores que se sentiram lesados.

O Grupo Pão de Açúcar publicou anúncios na TV e em jornais de grande circulação pedindo desculpas diante da repercussão negativa do episódio. De acordo com Wilson Barquilla, diretor comercial do grupo, foi um caso de "subdimensionamento da demanda". Para ele, a Ambev - responsável pelo engarrafamento e distribuição das bebidas Pepsi no País - subestimou o efeito cascata que uma promoção "leve dois, pague um" costuma ter.

A rede - dona das bandeiras Extra, Pão de Açúcar, Assai e Atacadão - disse que reservou 150 carretas de Pepsi para os dois dias de promoção, o equivalente a um mês inteiro de vendas. Na última quarta-feira, com a promoção ganhando fôlego devido ao interesse dos consumidores, o grupo solicitou outras 60 carretas, segundo o executivo. A Ambev, porém, só conseguiu entregar mais 20. O resultado: falta do produto em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, conforme a rede.

No sábado, diante da falta de produtos, Barquilla negociou uma solução de emergência com a fabricante de bebidas: passou a atrelar a promoção a qualquer refrigerante da Ambev. Assim, guaraná e sodas também entraram na oferta da qual originalmente não fariam parte. Mesmo assim, em alguns casos, a demanda ainda superou a oferta. Por isso, em algumas lojas, o Grupo Pão de Açúcar chegou a garantir a promoção substituindo Pepsi por sua principal rival, a Coca-Cola.

"Houve problemas generalizados. Por isso, colocamos anúncio no jornal pedindo desculpas. O cliente não sabe que o problema foi com a Ambev", diz ele.

A Ambev, por sua vez, adotou o discurso do "copo meio cheio" em sua página no Facebook. A fabricante diz, na rede social, que houve problemas em "alguns locais". "A operação de produção e logística foi dimensionada para atender à forte demanda que esperávamos para o período e colocou nas lojas, para venda nesses dois dias, o volume superior a um mês de vendas regulares. Ainda assim, vários pontos de venda esgotaram os seus estoques em poucas horas", divulgou a Ambev, em nota oficial.

Preço. Desde o início do ano, conforme a Nielsen, as vendas de refrigerantes em todo o país caíram 1,2% em volume. A queda ocorreu por causa do aumento de preço dos produtos, provocado pela alta do açúcar e da carga tributária, com a alta do IPI, ocorrida em abril. Com a retração nas vendas, os estoques acabaram se acumulando. Uma vez que a validade dos refrigerantes não passa de seis meses, as promoções se tornam uma saída.


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

EUA perdem 'um Brasil' em consumo de suco de laranja

Americanos deixam de beber 42 mil toneladas em 2010; para associação, comportamento é reflexo da cr...

Veja mais
Produtores de aguardente querem elevar consumo

Estratégia é aproveitar a visibilidade que o país vai conquistar com a Copa de 2014 e as Olimp&iacu...

Veja mais
Venda de mate cresce e atrai investimentos

Rei do Mate vai lançar garrafa pet de 1,5 litro em São Paulo nas versões natural, limão e li...

Veja mais
Cafezinho sob medida

O Brasil é hoje o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos EUA. Mas quando se tr...

Veja mais
Para mercado paulistano, Ambev tira a tampa da lata da Brahma

A Brahma revela amanhã aos paulistanos o mistério criado na primeira fase de sua campanha publicitá...

Veja mais
Budweiser chega oficialmente ao Brasil

País será o primeiro mercado a comercializar Budweiser com sua nova identidade visual   Após...

Veja mais
ICAP anuncia nomeação de Sean O’Neill, da Heineken, como Presidente do Conselho Diretivo

Cervejaria consolida sua participação em prol da construção de políticas sólid...

Veja mais
Ambev e Grupo Pão de Açúcar fazem parceria

Há pouco mais de um ano, o grupo dos dez maiores fabricantes mundiais de bebidas apoiou a criação d...

Veja mais
Iniciativa

O Grupo Pão de Açúcar lançou hoje uma tecnologia para garantir as vendas de bebidas alco&oac...

Veja mais