Para mercado paulistano, Ambev tira a tampa da lata da Brahma

Leia em 3min

A Brahma revela amanhã aos paulistanos o mistério criado na primeira fase de sua campanha publicitária, veiculada na TV aberta desde a semana passada. O anúncio fala do "casamento do século", entre a lata e o copo. A segunda parte vai ao ar no sábado e desfaz o suspense, ao apresentar uma nova embalagem da cerveja. Quem conta a história é o cantor Gabriel O Pensador.

 

A lata da Brahma, grávida do copo, dá à luz uma latinha que parece com outra qualquer. A diferença é que, ao puxar o anel - maior do que o tradicional -, a tampa sai totalmente e não apenas uma porção dela. No novo recipiente, batizado de "copaço", o consumidor pode enxergar melhor a cerveja em seu interior.

 


Paula Lindenberg, diretora de marketing da Brahma, explica que o brasileiro prefere tomar cerveja no copo. A ideia da nova embalagem é estender sensações semelhantes para a latinha. "Ela oferece uma experiência cervejeira completa, unindo praticidade com a experiência do gole ".

 

O produto chega amanhã a supermercados paulistanos, custando R$ 0,10 a mais do que a lata comum, que continua à venda. A Brahma é líder no segmento em São Paulo e ocupa a segunda posição no mercado nacional de cerveja - atrás apenas da Skol, que também pertence à Ambev. A empresa pretende expandir a distribuição do "copaço" para outros grandes mercados brasileiros até julho de 2012.

 

"A receptividade dos consumidores foi muito boa", diz Paula, sobre o teste do "copaço" feito com cerca de 2,5 mil pessoas. "Estamos sempre buscando inovações". Há um ano, a Brahma passou por uma reformulação, quando a embalagem passou de branca a vermelha e seu logotipo foi modificado.

 

Para viabilizar a montagem da nova lata, a empresa precisou adaptar sua fábrica em São Paulo. A tampa, por enquanto, é importada dos Estados Unidos, e a intenção é produzir futuramente no país. "É um produto que vem para ficar. Não é uma 'modinha' porque atende a necessidade do consumidor", afirma Paula, que acredita que a embalagem vai atrair novos cervejeiros para a marca. "Todo amante de cerveja gosta de tomar no copo e vai aprovar", diz.

 

A ideia de apresentar a novidade como fruto do casamento do século foi da agência Africa, responsável pela publicidade. Os diretores de criação David Romanetto e Eduardo Martins se inspiraram no casamento do príncipe William com Kate Middleton, em abril, para produzir a campanha, em que os "noivos" são assediados por veículos de fofoca.

 

A ação de marketing incluiu anúncios no formato de capas falsas nas revistas Quem, Caras, Hola! e IstoÉ Gente, nos jornais gratuitos Destak e Metro. E foi feita uma entrevista no programa TV Fama, da RedeTV!.

 

A Ambev fará ainda propaganda em supermercados, sempre brincando com o tema do casamento real. "O evento gerou um 'buzz' e pensamos em pegar carona, mas se fizéssemos na mesma época do casamento iria sumir", diz Romanetto.

 

A Ambev é a terceira empresa que mais investe em publicidade no Brasil. No primeiro semestre, foram R$ 677,9 milhões, um aumento de 9,7% sobre igual período de 2010. Na comparação entre todo o ano de 2009 e de 2010, o crescimento foi de 36%.

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Budweiser chega oficialmente ao Brasil

País será o primeiro mercado a comercializar Budweiser com sua nova identidade visual   Após...

Veja mais
ICAP anuncia nomeação de Sean O’Neill, da Heineken, como Presidente do Conselho Diretivo

Cervejaria consolida sua participação em prol da construção de políticas sólid...

Veja mais
Ambev e Grupo Pão de Açúcar fazem parceria

Há pouco mais de um ano, o grupo dos dez maiores fabricantes mundiais de bebidas apoiou a criação d...

Veja mais
Iniciativa

O Grupo Pão de Açúcar lançou hoje uma tecnologia para garantir as vendas de bebidas alco&oac...

Veja mais
Ambev e Pão de Açúcar pedirão RG a jovem que comprar cerveja

A AmBev e o Grupo Pão de Açúcar anunciaram ontem parceria em programas voltados a supermercados e b...

Veja mais
Líder em cafés no Nordeste quer agora mercado do Sul e Sudeste

Sergipana Maratá compra marca de chás da Mars e quer aproveitar distribuição para crescer fo...

Veja mais
Belo Horizonte: comércio da Capital eleva as importações de vinho

Câmbio favorável vem elevando a demanda por produtos importados.  A proximidade das festas de final ...

Veja mais
Vendas crescem, mas Diageo quer ir além de vodca e uísque

A maior fabricante de bebidas destiladas do mundo está disposta a ser menos "elitista" no Brasil. É o que ...

Veja mais
Cresce consumo de suco nos emergentes

Depois de praticamente uma década de demanda estável e preços internacionais do suco de laranja ama...

Veja mais