MPEs dominam fabricação de cachaça

Leia em 2min 10s

Dos 40 mil produtores de cachaça no Brasil, 99% são proprietáriios de empreendimentos de micro ou pequeno porte. Para incentivar a degustação da bebida certificada e prospectar mercado para esse produto brasileiro de qualidade, produzido artesanalmente, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realiza na próxima terça-feira o seminário "Pequenas Doses e Grandes Oportunidades". O encontro, em Brasília, tem parceria do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac).

A iniciativa, conforme o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, se insere no ambiente de negócios da produção associada ao turismo, em especial, a gastronomia, que terá forte impulso no país tendo em vista o fluxo de turistas em função dos grandes eventos como a Copa Fifa 2014 e as Olimpíadas.

De olho nesse potencial, o evento colabora para tornar a cachaça mais conhecida, promovendo a melhoria da imagem do produto, interna e externamente. O Sebrae já vem trabalhando com derivados de cana de açúcar desde 2000, principalmente a rapadura, que como a cachaça é feita artesanalmente.

A ideia, explica o diretor do Sebrae, é promover a maior inserção dessa bebida no mercado, valorizando o produto também no exterior. A cachaça brasileira é comparada ao uísque; e com o grande fluxo de turistas nos próximos anos, a expectativa é reduzir as importações da bebida de origem escocesa. "Os produtores também estão empenhados na melhoria da qualidade da cachaça para garantir maior competitividade do produto brasileiro no mercado internacional", observa o diretor do Sebrae.


Identificação - Das 33 marcas de pequenos alambiques de cinco estados, que serão divulgadas no evento, oito são de produtores fluminenses. Entre as marcas do Rio de Janeiro, estão a cachaça de Paraty, a única que possui Indicação Geográfica no Brasil. Esse registro obtido junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) garante a identificação de um produto como originário de determinada localidade, quando suas características são vinculadas essencialmente à região onde é produzida.

Pequenos alambiques de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Paraná também levarão cachaças certificadas para apresentar a mais de 20 empresários de bares, restaurantes, hotéis e supermercados da capital do país. Durante o evento, será utilizada a metodologia do Comércio Brasil, projeto desenvolvido pelo Sebrae que conta com a presença do agente de mercado para aproximar produtores, distribuidores e compradores.

A instituição também desenvolve projetos em 11 estados voltados ao aprimoramento de outros derivados de cana, como o açúcar demerara ou mascavo. Entre os principais focos estão o acesso a mercados e o apoio à certificação por meio do programa Bônus Certificação, que subsidia até 50% dos custos desse processo para micro e pequenas empresas do setor. (ASN)


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Imposto onera as indústrias de água mineral no Estado

Alíquota de ICMS de 18% é maior que o da cachaça. Embora a letra da marchinha afirme que "cacha&cc...

Veja mais
AmBev projeta dobrar venda de cerveja premium

A AmBev quer dobrar a participação das marcas premium no mix total das vendas. Atualmente, esse segmento d...

Veja mais
Promoção da Pepsi acaba em pedido de desculpas

Promoção ''leve dois, pague um'' feita pela marca no fim de semana esbarrou em estoques bem abaixo da dema...

Veja mais
EUA perdem 'um Brasil' em consumo de suco de laranja

Americanos deixam de beber 42 mil toneladas em 2010; para associação, comportamento é reflexo da cr...

Veja mais
Produtores de aguardente querem elevar consumo

Estratégia é aproveitar a visibilidade que o país vai conquistar com a Copa de 2014 e as Olimp&iacu...

Veja mais
Venda de mate cresce e atrai investimentos

Rei do Mate vai lançar garrafa pet de 1,5 litro em São Paulo nas versões natural, limão e li...

Veja mais
Cafezinho sob medida

O Brasil é hoje o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos EUA. Mas quando se tr...

Veja mais
Para mercado paulistano, Ambev tira a tampa da lata da Brahma

A Brahma revela amanhã aos paulistanos o mistério criado na primeira fase de sua campanha publicitá...

Veja mais
Budweiser chega oficialmente ao Brasil

País será o primeiro mercado a comercializar Budweiser com sua nova identidade visual   Após...

Veja mais