Operação limpa

Leia em 1min 40s

A produção de uvas orgânicas está em teste em parte dos 600 hectares que os vinhedos da Almadén, da Miolo Wine Group, ocupam em Campanha (RS). A ideia de levar ao mercado um vinho orgânico, ainda em estudos, dá sequência a uma série de iniciativas e projetos que a vinícola desenvolveu a partir de 2004, quando entrou no universo da certificação com o SGI - Sistema de Gestão Integrado, que inclui as ISOs 9001, de qualidade; 14001, ambiental; e 18001, de saúde e segurança. "Muitos mercados levam a sustentabilidade em consideração", diz Afrânio Moraes, gerente-executivo da Almadén e responsável por esses projetos. Desde a certificação, de acordo com ele, os investimentos em ações de sustentabilidade somam cerca de R$ 1 milhão.

Vinho amigo

A produção de um "vinho amigo da natureza", como define Moraes, vai do campo à mesa do consumidor. A iluminação da linha de engarrafamento, por exemplo, foi trocada por uma cobertura de telhas translúcidas, com lâminas que aumentam a luminosidade captada e a dispersam por todo o ambiente - com economia de 15% de energia. As rolhas foram abolidas nos vinhos tranquilos e frisantes. Na plantação começa ser usado o controle térmico de pragas (TPC, na sigla em inglês), tecnologia que dispensa em grande parte o uso de sintéticos nocivos ao ambiente. A máquina passa pelas fileiras dos vinhedos aplicando ventos de 120km/h com temperatura de até 130ºC. "O processo inativa os esporos do fungo e torna a planta mais resistente a intempéries", diz.

Bebida leve

Com a reformulação das garrafas, feita em parceria com a OI - Owens Illinois, a Almadén conseguiu reduzir de forma significativa o peso de suas cargas nos caminhões. O recipiente de vidro emagreceu de 585 g para 445 g. No total de 3,8 milhões de garrafas expedidas durante 2010, essa redução de peso de quase 30% representou menos 532 toneladas embarcadas em 12 meses.

 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Suco de laranja atinge novo patamar de preços no exterior

A cadeia da laranja brasileira foi motivo de amplo debate em dois importantes eventos internacionais realizados neste m&...

Veja mais
Kirin prepara mudanças na Schincariol

Por meio de um acordo familiar, qualquer cheque ou documento da Schincariol precisa, até hoje, ter a assinatura d...

Veja mais
Catas Altas vai resgatar o vinho de uva

Segunda etapa de projeto socioambiental começa neste mês e irá incrementar produtos.O escritó...

Veja mais
SABMiller faz parceria com grupo turco

A SABMiller está reforçando suas operações no leste europeu por meio de uma troca de ativos ...

Veja mais
Primo da tequila, mezcal chegará ao Brasil em novembro

Produzido há 400 anos, esse destilado extrapola fronteiras e conquista mercados americano e asiáticoProduz...

Veja mais
Produção de cevada cresce no Sul do país

A inauguração da maltaria de Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul, prevista para o segundo semestre ...

Veja mais
Vendas da Coca-Cola no Brasil só crescem 1%

Pelo segundo trimestre consecutivo, as vendas da Coca-Cola no Brasil permaneceram estagnadas. No terceiro trimestre, a f...

Veja mais
AmBev vai investir mais de R$ 1 bilhão em fábricas nos estados do Sudeste

A AmBev decidiu concentrar esforços no sudeste do Brasil, considerada de "importância fundamental". Para is...

Veja mais
Lucro da Coca-Cola sobe 17%

O lucro líquido da Coca-Cola Company foi 17% maior no terceiro trimestre, de acordo com informações...

Veja mais