De olho em aquisições e com planos ambiciosos de alcançar R$ 1 bilhão em faturamento até 2015, a empresa de alimentos e bebidas Globalbev acaba de receber um aporte de capital de R$ 50 milhões da gestora Endurance Capital Partners, que passa a ter participação minoritária na companhia.
Fabricante do isotônico Marathon e do energético Flying Horse, a empresa mineira projeta um faturamento da ordem de R$ 230 milhões neste ano, o que representa um crescimento de 54% em relação a 2010. A empresa já vinha sendo procurada por gestoras de private equity (que compram participações em empresas) e agora aceitou a entrada de um sócio estratégico. "Queríamos ter a nosso lado não apenas um investidor financeiro, mas alguém que entendesse de marcas de consumo", afirma o presidente da companhia, Bernardo Lobato Fernandes.
Além do capital, a Endurance agrega à companhia a experiência de executivos que passaram por processos de consolidação e abertura de capital. Entre os fundadores da gestora estão Richard Lark, ex-diretor da companhia aérea Gol, e o ex-presidente do laboratório Farmasa (hoje parte da Hypermarcas), André De Vivo.
Um dos objetivos da Globalbev é justamente crescer via aquisições. Para alcançar a meta de R$ 1 bilhão, a companhia pretende agregar uma nova frente de vendas, que deve vir do segmento de bebidas alcoólicas. "Hoje já possuímos um canal de distribuição importante em bares e casas noturnas, onde os energéticos são consumidos", diz Fernandes.
A estratégia de ampliar o leque de produtos está por trás do principal objetivo da companhia: tornar-se mais relevante no ponto de venda. "O principal trabalho de distribuição não está na logística, mas sim em convencer o varejista a vender o seu produto", afirma.
Neste ano, a empresa entrou no segmento de sucos, com as marcas Fast Fruit e Amazoo Açaí. Além das marcas próprias, a companhia importa e distribui as batatas Pringles e o energético Monster.
A Globalbev foi fundada há 11 anos por Fernandes, ao lado dos sócios Guilherme Gama e Henrique Pinto. Em 2006, a companhia adquiriu da Ambev a marca Marathon e, três anos depois, o empresário João Paulo Diniz, que detinha a marca Flying Horse e já operava em parceria com a empresa, juntou-se à sociedade. Fernandes atribui à própria natureza do negócio a pressa para crescer. "Distribuição tem a ver com escala. Quanto maior a empresa, mais eficiente é a operação", diz.
A Globalbev integrará o portfólio do segundo fundo da Endurance, que deve chegar a R$ 400 milhões. "Esperamos contribuir para o crescimento da empresa, que tem um potencial espetacular", afirma De Vivo, sócio da gestora.
Veículo: Valor Econômico