Com dólar alto, lucro da AmBev sobe 61% no 3º tri

Leia em 1min

O lucro líquido da AmBev no terceiro trimestre alcançou R$ 949 milhões, com alta de 61% em relação ao mesmo período de 2007. O motivo foi a alta do câmbio, que refletiu nos resultados das operações da empresa no exterior. A AmBev teve ainda lucro financeiro de R$ 30 milhões com operações financeiras cambiais, usadas como proteção para oscilação da moeda, que ajudou a incrementar o resultado.


Apesar de o volume total de vendas ter crescido 6,1% no trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado, as vendas de cerveja aumentaram apenas 1,1% no Brasil. Segundo Michael Findley, gerente de relações com investidores, o impacto da inflação dos alimentos no orçamento doméstico, aliado ao clima ruim, foram as principais causas do pequeno incremento das vendas.


Já o impacto da Lei Seca é difícil de dimensionar, bem como o da crise financeira, diz ele. "O mercado de bebidas é menos atingido do que outros em momentos de crise", afirma.


Mesmo assim, 2008 tem sido um ano difícil para a AmBev. Um dos motivos é a pressão nos custos, provocada pela alta das matérias-primas. A margem de lucro operacional medida antes de juros, impostos e depreciação caiu 1,2 ponto percentual no trimestre com relação ao mesmo período de 2007.


Veículo: FOlha de São Paulo


Veja também

Bordeaux: exclusivos, com qualidade e bom preço

Bordeaux é a maior Appellation d''Origine Controlee (AOC) da França, com 120 mil hectares de vinhedos. Est...

Veja mais
Após dólar, tributos devem pressionar custos da cerveja

Depois do impacto da valorização do dólar, que afetou os preços de matérias-primas co...

Veja mais
Desafios da InBev para finalizar aquisição

A determinação da InBev em se tornar a maior cervejaria do mundo parece intacta, mas a empresa ainda tem a...

Veja mais
Briga de garrafões

A empresa Olympia Mineral pode utilizar os garrafões produzidos pela Indaiá Brasil Águas Minerais n...

Veja mais
Vodca da garrafa azul

O grupo Campari vai produzir no Brasil a Skyy Vodka, marca premium de vodca da companhia, importada desde 2002. A produ&...

Veja mais
Engarrafadora em crise

A Coca-Cola Hellenic Bottling (Coca-Cola HBC), uma das maiores engarrafadoras de bebidas da Coca do mundo, analisa corte...

Veja mais
Wal-Mart lança carta de vinhos de marca própria

De olho nas vendas sazonais de final de ano, a subsidiária da varejista norte-americana Wal-Mart no Brasil lan&cc...

Veja mais
Coca-Cola cresce no Brasil há 18 trimestres

A Coca-Cola Brasil está mantendo seu ritmo de crescimento no país há 18 trimestres consecutivos. Ne...

Veja mais
Pepsi investirá US$ 1 bi na China em quatro anos

A PepsiCo, segunda maior fabricante de refrigerantes do mundo, pretende investir US$ 1 bilhão na China nos pr&oac...

Veja mais