A InBev não pretende desfazer a parceria entre a Anheuser-Busch e o Grupo Modelo, no México, após a concretização do negócio entre a belgo-brasileira e a americana, ao contrário do informado pelo Valor na sexta-feira.
A cervejaria mexicana, que é a maior daquele país, tem 50% de seu controle nas mãos da fabricante da Budweiser, a qual está em vias de ser vendida para a InBev. Até o fim do ano, segundo expectativa da InBev, o negócio de US$ 52 bilhões, ou US$ 70, por ação deve ser fechado.
"Estivemos em conversações com eles - o Grupo Modelo - e ainda continuamos em negociação", disse o presidente da InBev, Carlos Brito, durante uma teleconferência com analistas na quinta-feira. "De acordo com o contrato que eles (Modelo) têm com a Anheuser-Busch, que é público, eles têm o direito, caso não concordem com algum ponto, de pedir na Justiça a arbitragem do negócio. E esse foi o procedimento que eles já adotaram e a Anheuser tem cooperado totalmente com esse processo", disse Brito. "Mas, por outro lado, não reconhecemos que a empresa mexicana tenha qualquer direito de se pronunciar sobre a transação entre a InBev e a Anheuser-Busch", ressaltou Brito.
A arbitragem por parte da Modelo foi oficializada em 16 de outubro. O grupo, que domina o mercado mexicano com as marcas Corona, Negra e Estrella, reclama que deveria ser consultado sobre o acordo de compra fechado entre a InBev e a americana. As vendas líquidas da Modelo neste terceiro trimestre cresceram 6,6% em comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 19,9 milhões de pesos ou US$ 1,5 milhão.
Veículo: Valor Econômico