Campari compra fabricante de rum jamaicano por US$ 414,7 milhões

Leia em 1min 40s

A fabricante italiana de bebidas Gruppo Campari anunciou ontem que assinou acordo para adquirir 81,4% da empresa jamaicana Lascelles de Mercado & Co. (LDM). O negócio é orçado em US$ 414,7 milhões e deve ser concluído no quarto trimestre de 2012. A aquisição marca a entrada da empresa na categoria de rum, reforçando seu segmento de destilados. Trata-se da terceira maior aquisição na história da Campari, após as compras da Skyy Spirits e da Wild Turkey.

O acordo é parte da estratégia de internacionalização da companhia, que visa ao crescimento dos negócios fora da Itália. "A entrada das renomadas marcas de rum Appleton, Wray & Nephew e Coruba bem como o portfólio de marcas locais jamaicanas nos ajudará a construir ainda mais a nossa presença em mercados da América do Norte, enquanto estabelece os alicerces para o futuro crescimento internacional na crescente e importante categoria de Rum Premium", afirmou o CEO do grupo, Bob Kunze-Concewitz, em comunicado.

Segundo a Campari, nos últimos 12 meses, encerrados em 30 de junho de 2012, a LDM alcançou um total de vendas "pro-forma" de US$ 277 milhões e um Ebitda "pro-forma" de 27,7 milhões. O valor de aquisição corresponde a 15 vezes o Ebitda da empresa adquirida.

O negócio inclui instalações agrícolas, como plantações de cana de açúcar, duas destilarias, uma fábrica de açúcar, nove fazendas e 18 depósitos, todos localizados na Jamaica, além de um estoque de rum envelhecido. Também estão incluídas operações comerciais locais de armazenamento, vendas, marketing e distribuição.

Nos primeiros seis meses de 2012, a Campari registrou lucro líquido de 77,9 milhões de euros (US$ 95,2 milhões), com crescimento de 3,5% sobre igual período do ano anterior. As vendas da empresa cresceram 5% no mundo, neste período.

Brasil

As vendas da Campari no Brasil registraram queda de 14,2% no primeiro semestre, segundo a empresa, devido à queda no consumo de bebidas no País. A companhia anunciou recentemente o reposicionamento da marca de conhaque Dreher e lançou no mercado nordestino o uísque Old Eight Coco.



Veículo: DCI


Veja também

Campari adquire quatro marcas de rum

Grupo investiu US$ 414 milhões na aquisição de grupo jamaicano. A empreitada segue estratégi...

Veja mais
Bebidas isotônicas

Artigos científicos questionam os efeitos das bebidas esportivas e afirmam que pesquisas pagas pela própri...

Veja mais
Cachaça também sofre com a seca em Minas

Por causa da falta da cana, que não resiste à escassez de chuvas, queda na produção artesana...

Veja mais
Andina compra 40% da Sorocaba Refrescos

A fabricante de bebidas Renosa, engarrafadora da Coca-Cola com sede em Cuiabá (MT), decidiu concentrar a sua atua...

Veja mais
Ampaq promove congresso em Minas

A produção mineira de cachaça artesanal deverá ser ampliada em pelo menos 10% ao longo deste...

Veja mais
Heineken: distribuição alternativa

Na semana passada, a cervejaria Heineken realizou, pela primeira vez no Brasil, uma reunião internacional com sua...

Veja mais
Família voltará a comandar Pernod

A família fundadora da Pernod Ricard vai retomar o comando da fabricante francesa de destilados em 2015, quando s...

Veja mais
Suco de uva produzido no país deve conter 50% de polpa, determina governo

O suco de uva produzido no Brasil terá de conter, no mínimo, 50% de polpa ou néctar da fruta. A det...

Veja mais
Kirin, dona da Schincariol, estuda ampliar portfólio no país

Empresa do Japão diz que próximos três anos serão um período de estudo para o grupo no...

Veja mais