Em três meses, produção já saltou de 2 mi para 3 mi de litros por mês.
Com faturamento de quase R$ 50 milhões em 2012, a Sucos Tial espera ter receita 40% superior neste ano. A expectativa é resultado de investimentos de R$ 5 milhões que triplicaram a capacidade instalada da empresa, passando de 2 milhões para 6 milhões de litros por mês. A modernização da planta, localizada na cidade de Visconde do Rio Branco, região da Zona da Mata mineira, terminou há três meses e de lá para cá a produção pulou de 2 milhões para 3 milhões de litros por mês.
A decisão de aumentar a capacidade de produção faz parte da estratégia para ganhar novos mercados. Atualmente, a empresa tem forte atuação em Minas Gerais, com 12% de market share, e pretende se fortalecer no Espírito Santo e interior do Rio de Janeiro.
Os sucos da Tial também estão passando por testes em supermercados da Bahia, São Paulo, Paraná, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso, locais em que pretende ser mais arrojada para conquistar os consumidores em breve. Em Minas Gerais, a empresa pretende elevar sua participação colocando seu produto em novos pontos de venda.
"Nós não podíamos ter estratégias para esses lugares antes pois estávamos trabalhando com a capacidade máxima na fábrica", afirma o diretor comercial da empresa, Edvaldo Campos. De acordo com ele, a meta é crescer em média 30% por ano até atingir toda a capacidade instalada atual. " uma questão de tempo."
O aumento da produção e do faturamento não é novidade para a Tial. Em 2011, a receita beirou R$ 37 milhões, 67% a mais do que no ano anterior. Campos afirma que, nos últimos cinco anos, a média de crescimento ficou em torno de 30%. Segundo ele, a alta foi impulsionada pelo aumento do poder aquisitivo do brasileiro e pela preocupação constante do consumidor em levar produtos saudáveis para casa. "Muitas pessoas estão substituindo os refrigerantes por sucos de fruta prontos para beber", explica.
Além do aumento da produção, os investimentos na fábrica quadruplicaram a capacidade de armazenagem de sucos. A embalagem exibe agora roupagem mais moderna com tampa de rosca, nova logomarca e novo layout. "A tampa de rosca é mais prática e dá mais segurança para os nossos clientes", comenta. Ele informa que a linha de 200 ml também está sendo revitalizada e terá um conceito educacional, voltado para consumidores mirins. Campos estima que a modernização irá gerar mais de 100 empregos diretos e indiretos. Atualmente, a empresa conta com 120 funcionários.
A Tial foi a primeira empresa a produzir sucos prontos no Brasil em 1986, quando as embalagens da bebida ainda eram feitas de vidro. Em 2005, se associou à Pif Paf e formou a Rio Branco Alimentos S/A, maior empresa mineira do setor.
Veículo: Diário do Comércio - MG