AB InBev perde ação para ampliar direito à marca Budweiser

Leia em 1min 30s

A Anheuser-Busch InBev NV, a maior cervejaria do mundo, não obteve decisão favorável de tribunal da União Europeia (UE) ao seu pleito de ampliar seus direitos sobre o nome Budweiser em toda a região, numa disputa já secular com a Budejovicky Budvar NP.

 

O Tribunal Europeu de Primeira Instância de Luxemburgo recusou-se a ampliar os atuais direitos da empresa para as cervejas devido às marcas registradas da Budvar vigentes na Alemanha e na Áustria. Ganho de causa teria dado à Anheuser- Busch InBev o direito de impedir a Budvar de empregar o nome Budweiser em cervejas.
A AB InBev, que em novembro concluiu sua aquisição, por US$ 52 bilhões, da Anheuser-Busch Cos., detém os direitos sobre os nomes Bud ou Budweiser em 23 dos 27 países da UE.

 

A ação é parte de um contencioso entre as duas cervejarias que remonta ao início do século 20 sobre os direitos ao nome, que cobre o emprego das marcas na cerveja das empresas, no merchandising e em outros produtos.
"Essa batalha judicial se desenrola há cerca de 100 anos e pode, facilmente, prosseguir por mais 100", disse Jonathan Cook, analista do Royal Bank of Scotland Group Plc (RBS) de Londres, acrescentando que eles chegaram a impasse.

 

A decisão do tribunal "não tem qualquer efeito" sobre os direitos já em vigor ao uso da marca Budweiser pela AB InBev, disse Marianne Amssoms, a porta-voz da empresa, em comunicado por e-mail."Esse foi simplesmente um esforço para ampliar ainda mais nossos direitos sobre o nome Budweiser e obter proteções adicionais", disse ela.
A Budvar diz deter os direitos porque sua cerveja vem de Ceske Budejovice, cujo nome em alemão é Budweis.

 

Veículo: Jornal do Commercio - RJ


Veja também

Supermercado segura preço da cerveja e ganha espaço sobre bares

A crise não secou os copos de cerveja. Pelo contrário, aumentou os goles e vem transferindo o local de deg...

Veja mais
Miolo lança seu primeiro vinho de origem

São Paulo, 25 de Março de 2009 - Há alguns dias, Antonio Miolo, patriarca do grupo que leva seu nom...

Veja mais
Apesar da demanda menor, Modelo diz que Corona continuará cara

A cervejaria Modelo, do México, vai manter o preço da marca Corona este ano, mesmo com a queda das vendas,...

Veja mais
Nos EUA, disputa é maior com destilados

No epicentro da crise econômica mundial, o mercado americano resiste em deixar velhos hábitos. No paí...

Veja mais
Champenoise Elegance premiado na França

Recém saído das caves subterrâneas para as taças dos mais refinados consumidores, o Champenoi...

Veja mais
Vinícola Campo Largo lança nova embalagem do suco de uva integral

Juntamente com a retomada da produção na nova fábrica no Paraná, a Vinícola Campo Lar...

Veja mais
Flórida apura dumping da indústria de suco

Representantes dos maiores produtores de citros da Flórida investigam se uma ou mais processadoras de suco de lar...

Veja mais
O mercado de 7 bi de litros

Brasil é 4.º maior produtor de água engarrafada; setor cresce 7,6% ao ano no mundo e já bate o...

Veja mais
Pêra-Manca apresenta sua nova safra

O Pêra-Manca, um dos vinhos portugueses de maior prestígio, feito apenas em anos especiais, apresentou rece...

Veja mais