A Anheuser-Busch InBev, maior cervejaria do mundo, foi derrotada em tribunal na União Europeia (UE) em sua tentativa para ampliar seus direitos sobre o nome Budweiser a todo o bloco econômico, em uma disputa centenária com a cervejaria Budejovicky Budvar.
O Tribunal Europeu de Primeira Instância em Luxemburgo recusou-se a ampliar os direitos atuais da cerveja devido às marcas registradas da Budvar na Alemanha e Áustria. Caso tivesse vencido, a Anheuser-Busch InBev teria o direito de proibir a Budvar de usar o nome em suas cervejas.
A AB-Inbev, resultado da compra da americana Anheuser-Busch pela InBev por US$ 52 bilhões, possui os direitos sobre a Bud ou Budweiser em 23 dos 27 países da UE. O caso é parte de uma luta entre as duas cervejarias que data do início dos anos 1900, sobre os direitos de uso do nome em cervejas, promoções e outros produtos das empresas.
"Essa batalha judicial vem ocorrendo há cerca de 100 anos e poderia facilmente estender-se por mais 100", observou em entrevista o analista Jonathan Cook, do Royal Bank of Scotland Group, em Londres. "Eles chegaram a um beco sem saída."
Veículo: Valor Econômico