As companhias Dado Bier e Fruki fecharam um acordo de cooperação na área de distribuição. Com a parceria, oficializada nesta semana, a cervejaria poderá utilizar a logística da companhia de Lajeado para aumentar seu número de pontos de vendas, que antes era de 2 mil e agora poderá chegar a 32 mil. A diretora-administrativa da Fruki, Aline Eggers Bagatini, aponta que faltava para o portfólio da empresa um produto como a cerveja, já que o foco hoje é em refrigerantes, águas e no energético Frukito. Ela relata que a parceria, no momento, limita-se à venda e distribuição. Ou seja, as marcas continuarão inalteradas.
A executiva detalha que o acordo prevê a compra da cerveja Dado Bier pela Fruki e depois a revenda aos seus consumidores. A executiva comemora o fato de que a iniciativa diluirá o custo de transporte da Fruki. A empresa conta com uma frota própria de 50 caminhões, além de outros veículos que são fretados.
O presidente da Dado Bier, Eduardo Bier, comenta que a companhia buscava uma boa estrutura de distribuição com foco regional. A empresa ImportBeer, que prestava esse serviço para a Dado Bier no Estado, ficará, agora, responsável por atender a grandes redes de supermercados e a outras regiões do País.
Questionado sobre se a parceria com a Fruki poderia evoluir para uma possível fusão, Bier não foi definitivo, mas não negou a hipótese. "São empresas semelhantes e vamos seguir com eles. É um relacionamento legal, um noivado, e vamos avaliar as futuras oportunidades", diz Bier.
O acordo deve aumentar o faturamento da Dado Bier, que no ano passado alcançou cerca de R$ 20 milhões. O presidente da empresa adianta que, se o mercado demandar, a cervejaria pode até triplicar a capacidade da unidade localizada em Santa Maria. A planta possui hoje uma capacidade para produzir 1,5 milhão de litros de cerveja ao mês.
Outro plano da Dado Bier, para o próximo ano, é abrir quatro restaurantes no Estado (três na Capital gaúcha e um em Caxias do Sul). Em Porto Alegre, os possíveis locais de instalação são o bairro Bela Vista, zona Sul e no Bourbon Ipiranga. Na Serra, o estabelecimento deverá ser implementado em um shopping center.
Veículo: Jornal do Comércio - RS