Um dos destaques do ranking de reclamações do consumidor à Ouvidoria do Ipem-SP, de janeiro a agosto deste ano, foi o aumento de 76% de denúncias relativas a pescado congelado com peso diferente do anunciado na embalagem.
Mas, em comparação a 2010, nesse mesmo período, o número de denúncias caiu de 60% para 17,1% este ano, ou seja, uma diminuição de 42,9%.
Aumento
O superintendente do órgão, Fabiano Marques de Paula, considera o aumento do número de reclamações um fato positivo.
"Isso é muito bom, pois o consumidor suspeita, denuncia e os fiscais, com metodologia específica para o transporte e limpeza do produto, checam o real peso do peixe congelado vendido".
O simples fato de o consumidor levar para casa, descongelar o produto e pesar, é insuficiente para atestar a irregularidade".
Fiscalização
Na fiscalização rotineira o índice de irregularidades nos primeiros sete meses do ano se manteve em torno de 26%, índice de 2010. Em 2009, era de 30%. Segundo o diretor de Metrologia Legal e de Fiscalização (DMLF) Paulo Lopes, "o índice de reprovação dos exames em laboratório ainda é alto, tal fato demonstra que o segmento continua com número significativo de irregularidades".
Veículo: DCI