O paulistano segue menos otimista com relação à sua capacidade de consumo, por causa da inflação, de acordo com pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O índice de confiança calculado entidade recuou 2,7% em abril, ante março, para 155,6 pontos. Em março, o indicador já tinha caído para 160 pontos, de 165,8 em fevereiro.
Para a FecomercioSP, a evolução negativa do indicador deve-se ao aumento dos preços ao consumidor. A inflação, avalia, tem sido resistente. "Esse cenário afeta a percepção dos consumidores, fazendo com que suas avaliações sejam menos otimistas", apontou a Federação em nota.
Os dois subitens do indicador composto pelo Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA) e pelo Índice de Expectativa ao Consumidor (IEC), registraram queda. Um destaque negativo, segundo a entidade, é a perda de confiança das pessoas com renda superior a dez salários mínimos, com baixa de 8,5%.
Na cidade do Rio de Janeiro, por outro lado, as vendas do comércio varejista subiram 5,7% no primeiro trimestre deste ano na comparação com igual período de 2012, apontou a pesquisa "Termômetro de Vendas", divulgada nesta terça-feira pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio).
Em março, as vendas do comércio carioca cresceram 6,7% em relação a igual mês do ano passado. Nessa base de comparação, a pesquisa informa que a comercialização de bens não duráveis cresceu 7,1%, enquanto a de bens duráveis subiu 6,5%. Em parte esse resultado dos não duráveis foi influenciado pela Páscoa, que me 2012 foi festejada em abril.
Veículo: Valor Econômico