Procura por ar-condicionado e ventilador disparou neste verão

Leia em 2min 50s

De acordo com a direção da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), as empresas de ar-condicionado produziram 25% a mais nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, na comparação com 2009.


O verão rigoroso fez disparar as vendas de produtos usados para diminuir a sensação térmica de calor. Grandes redes varejistas chegaram a computar crescimento acima de 100% na comercialização de aparelhos de ar-condicionado – item que, até então, não era considerado destaque do consumo. Para tentar atender a surpreendente demanda pelo produto, a indústria precisou ampliar a produção. De acordo com a direção da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), as empresas de ar-condicionado produziram 25% a mais nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, na comparação com 2009.


Os fabricantes de ventiladores tiveram de incrementar ainda mais a produção. A Mallory, por exemplo, diz ter atingido recorde histórico de vendas de ventiladores no Brasil. Nas regiões Sul e Sudeste, o aumento na demanda foi de 40%. De acordo com o diretor-superintendente da empresa, Paulo Braga, as vendas para o varejo que, normalmente acontecem entre outubro e dezembro, ainda estão acontecendo em virtude da grande procura pelos consumidores.


Varejo – O Carrefour informa que triplicou as vendas de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores nos dois primeiros meses de 2010. De acordo com a rede francesa, apesar do crescimento da demanda, o estoque foi suficiente para atender a elevada procura pelos produtos. As lojas do Carrefour que apresentaram maior crescimento nas vendas estavam localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, regiões nas quais foram registradas as temperaturas mais altas nesse início de ano.


Os resultados obtidos pelo Magazine Luiza também foram positivos. A rede do interior paulista informa que, somente nos dez primeiros dias do mês passado, as vendas de ar-condicionado foram duas vezes superiores às obtidas ao longo de todo o mês de fevereiro de 2009. O desempenho positivo dita as vendas do produto desde o fim do ano passado nas unidades da empresa. Comparando as vendas da varejista entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009 com dezembro de 2009 e janeiro de 2010, houve um aumento de 120% na comercialização desse tipo de item.


O Extra – do Grupo Pão de Açúcar – informa que, até 17 de fevereiro, as vendas de ar-condicionado haviam crescido 160% na comparação com o mesmo período de 2019.


Água mineral – Mas não foram somente as vendas desses equipamentos e de ventiladores que avançaram nesse verão. Produtos mais cotidianos, como água mineral, também experimentaram crescimento na procura em virtude das elevadas temperaturas. A Associação Brasileira da Indústria de Água Mineral (Abinam) acredita em um incremento de 20% no consumo do produto até o fim do verão. Vale lembrar que os meses de dezembro, janeiro e fevereiro respondem por 40% das vendas de água mineral ao longo do ano.


Em 25 de fevereiro, a demanda brasileira por energia bateu o quinto recorde do ano, às 14h44, ao atingir o pico de 70.954 megawatts (MW), de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O desempenho foi puxado pelas altas temperaturas (leia mais no box).  No mesmo dia, houve recorde de demanda no Sudeste, Centro-Oeste (44.190 MW, também às 14h44) e no Nordeste (10.115 MW, às 14h32).


Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Calor acelerou vendas do comércio

As vendas no varejo paulista cresceram em fevereiro deste ano em relação ao ano passado, de acordo com dad...

Veja mais
Mallory tem alta de 40% nas vendas e atinge recorde nas regiões Sul e Sudeste

Segundo Paulo Braga, diretor superintendente da empresa, as vendas de ventiladores, que geralmente ocorrem para os lojis...

Veja mais
Mexicana Coppel chega ao Brasil e vai à casa do cliente

Varejista de móveis, eletroeletrônicos e vestuário, que fatura US$ 5,1 bilhões por ano, se ad...

Veja mais
Leite de pedra

Primeira unidade própria de industrialização de leite longa vida da Nestlé no Brasil, a rein...

Veja mais
Arroz tem novo padrão oficial

A produção brasileira de arroz destinada à alimentação passa a ter nova classifica&cc...

Veja mais
Cartões dão desconto de até 60%

Farmácias usam esse artifício para fidelizar o cliente e aumentar vendas. Pagamento também é...

Veja mais
A volta por cima do setor têxtil

Depois de uma das mais longas crises de sua história, indústria de roupa e tecido prevê ano de cresc...

Veja mais
Pão de Açúcar cria unidade dedicada à mídia virtual

GPA Digital vai integrar os 15 sites da companhia e desenvolver ações para melhorar o relacionamento da em...

Veja mais
Chegada do Carrefour on-line amplia disputa

Com a entrada no comércio eletrônico (e-commerce) da última grande rede varejista no Brasil que aind...

Veja mais