De acordo com a direção da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), as empresas de ar-condicionado produziram 25% a mais nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, na comparação com 2009.
O verão rigoroso fez disparar as vendas de produtos usados para diminuir a sensação térmica de calor. Grandes redes varejistas chegaram a computar crescimento acima de 100% na comercialização de aparelhos de ar-condicionado – item que, até então, não era considerado destaque do consumo. Para tentar atender a surpreendente demanda pelo produto, a indústria precisou ampliar a produção. De acordo com a direção da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), as empresas de ar-condicionado produziram 25% a mais nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, na comparação com 2009.
Os fabricantes de ventiladores tiveram de incrementar ainda mais a produção. A Mallory, por exemplo, diz ter atingido recorde histórico de vendas de ventiladores no Brasil. Nas regiões Sul e Sudeste, o aumento na demanda foi de 40%. De acordo com o diretor-superintendente da empresa, Paulo Braga, as vendas para o varejo que, normalmente acontecem entre outubro e dezembro, ainda estão acontecendo em virtude da grande procura pelos consumidores.
Varejo – O Carrefour informa que triplicou as vendas de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores nos dois primeiros meses de 2010. De acordo com a rede francesa, apesar do crescimento da demanda, o estoque foi suficiente para atender a elevada procura pelos produtos. As lojas do Carrefour que apresentaram maior crescimento nas vendas estavam localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, regiões nas quais foram registradas as temperaturas mais altas nesse início de ano.
Os resultados obtidos pelo Magazine Luiza também foram positivos. A rede do interior paulista informa que, somente nos dez primeiros dias do mês passado, as vendas de ar-condicionado foram duas vezes superiores às obtidas ao longo de todo o mês de fevereiro de 2009. O desempenho positivo dita as vendas do produto desde o fim do ano passado nas unidades da empresa. Comparando as vendas da varejista entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009 com dezembro de 2009 e janeiro de 2010, houve um aumento de 120% na comercialização desse tipo de item.
O Extra – do Grupo Pão de Açúcar – informa que, até 17 de fevereiro, as vendas de ar-condicionado haviam crescido 160% na comparação com o mesmo período de 2019.
Água mineral – Mas não foram somente as vendas desses equipamentos e de ventiladores que avançaram nesse verão. Produtos mais cotidianos, como água mineral, também experimentaram crescimento na procura em virtude das elevadas temperaturas. A Associação Brasileira da Indústria de Água Mineral (Abinam) acredita em um incremento de 20% no consumo do produto até o fim do verão. Vale lembrar que os meses de dezembro, janeiro e fevereiro respondem por 40% das vendas de água mineral ao longo do ano.
Em 25 de fevereiro, a demanda brasileira por energia bateu o quinto recorde do ano, às 14h44, ao atingir o pico de 70.954 megawatts (MW), de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O desempenho foi puxado pelas altas temperaturas (leia mais no box). No mesmo dia, houve recorde de demanda no Sudeste, Centro-Oeste (44.190 MW, também às 14h44) e no Nordeste (10.115 MW, às 14h32).
Veículo: Diário do Comércio - SP