As vendas no varejo paulista cresceram em fevereiro deste ano em relação ao ano passado, de acordo com dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), compilados pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
As consultas para as vendas a prazo cresceram 8% em fevereiro deste ano ante igual mês do ano passado. E para a modalidade à vista, o avanço apurado foi de 6,1%, na mesma comparação.
"As nossas previsões estão confirmadas pelos indicadores. Estamos diante de uma curva ascendente que pode ir muito além das nossas projeções. E 2010 poderá propiciar o grande voo para o Brasil se tornar seguramente um País desenvolvido", disse o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti.
Fevereiro é historicamente fraco para o varejo em virtude das férias e do Carnaval. No entanto, de acordo com o economista do IEGV, Emílio Alfieri, esse início de ano foi impulsionado pelo "comércio de verão", principalmente com o calor acelerando as vendas de ventiladores e de aparelhos de ar-condicionado. "Também contribuíram para o crescimento das vendas o fim dos descontos do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca e veículos, além da carga extra de anúncios de promoções das empresas de varejo no início deste ano."
Base fraca – O aumento das consultas para as vendas com a utilização de crédito no mês passado (SCPC), apesar de considerado bom enquanto movimento de varejo, está sustentado por uma base fraca. Fevereiro de 2009 marcou menos 12,8% ante igual mês de 2008, no SCPC. Já nas vendas à vista, o SCPC Cheque de fevereiro do ano passado registrou queda de 5,5% ante igual mês do ano anterior.
Veículo: Diário do Comércio - SP