Calor acelerou vendas do comércio

Leia em 1min 30s

As vendas no varejo paulista cresceram em fevereiro deste ano em relação ao ano passado, de acordo com dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), compilados pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).


As consultas para as vendas a prazo cresceram 8% em fevereiro deste ano ante igual mês do ano passado. E para a modalidade à vista, o avanço apurado foi de 6,1%, na mesma comparação.


"As nossas previsões estão confirmadas pelos indicadores. Estamos diante de uma curva ascendente que pode ir muito além das nossas projeções. E 2010 poderá propiciar o grande voo para o Brasil se tornar seguramente um País desenvolvido", disse o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti.


Fevereiro é historicamente fraco para o varejo em virtude das férias e do Carnaval. No entanto, de acordo com o economista do IEGV, Emílio Alfieri, esse início de ano foi impulsionado pelo "comércio de verão", principalmente com o calor acelerando as vendas de ventiladores e de aparelhos de ar-condicionado. "Também contribuíram para o crescimento das vendas o fim dos descontos do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca e veículos, além da carga extra de anúncios de promoções das empresas de varejo no início deste ano."


Base fraca – O aumento das consultas para as vendas com a utilização de crédito no mês passado (SCPC), apesar de considerado bom enquanto movimento de varejo, está sustentado por uma base fraca. Fevereiro de 2009 marcou menos 12,8% ante igual mês de 2008, no SCPC. Já nas vendas à vista, o SCPC Cheque de fevereiro do ano passado registrou queda de 5,5% ante igual mês do ano anterior.


Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Procura por ar-condicionado e ventilador disparou neste verão

De acordo com a direção da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrô...

Veja mais
Mallory tem alta de 40% nas vendas e atinge recorde nas regiões Sul e Sudeste

Segundo Paulo Braga, diretor superintendente da empresa, as vendas de ventiladores, que geralmente ocorrem para os lojis...

Veja mais
Mexicana Coppel chega ao Brasil e vai à casa do cliente

Varejista de móveis, eletroeletrônicos e vestuário, que fatura US$ 5,1 bilhões por ano, se ad...

Veja mais
Leite de pedra

Primeira unidade própria de industrialização de leite longa vida da Nestlé no Brasil, a rein...

Veja mais
Arroz tem novo padrão oficial

A produção brasileira de arroz destinada à alimentação passa a ter nova classifica&cc...

Veja mais
Cartões dão desconto de até 60%

Farmácias usam esse artifício para fidelizar o cliente e aumentar vendas. Pagamento também é...

Veja mais
A volta por cima do setor têxtil

Depois de uma das mais longas crises de sua história, indústria de roupa e tecido prevê ano de cresc...

Veja mais
Pão de Açúcar cria unidade dedicada à mídia virtual

GPA Digital vai integrar os 15 sites da companhia e desenvolver ações para melhorar o relacionamento da em...

Veja mais
Chegada do Carrefour on-line amplia disputa

Com a entrada no comércio eletrônico (e-commerce) da última grande rede varejista no Brasil que aind...

Veja mais