Wal-Mart investe R$ 25 milhões em portal de comércio eletrônico

Leia em 3min

O portal de comércio eletrônico do Wal-Mart Brasil, uma das estréias mais aguardadas do ano, começa a operar oficialmente no dia 1º de outubro, após nove meses de elaboração e investimentos de R$ 25 milhões. O site marca o início da operação nacional da varejista, que hoje atua com 322 lojas físicas em 18 estados da Federação. Em 2008, a rede está investindo ainda R$ 1,2 bilhão na abertura de 36 lojas.

 

O site é o primeiro da rede fora dos Estados Unidos a usar a marca Wal-Mart (www.walmart.com.br). Em outros mercados, a varejista trabalha com nomes de suas bandeiras regionais: Asda (Inglaterra), Seiyu (Japão) e Superama (México). No Brasil, a empresa ainda conta com o portal da rede de supermercados Nacional, que atua apenas na região de Porto Alegre e Florianópolis, com delivery de alimentos, e vai continuar atuando de forma independente. A venda de alimentos é um modelo que também pode ser replicado em nível nacional, segundo o presidente da empresa no Brasil, Héctor Núñez.

 

O objetivo do portal é oferecer os melhores preços em cada categoria e conquistar os novos internautas da classe C, que começam sua experiência no comércio on-line. A disputa será acirrada. Para conquistar sua fatia no mercado da ordem de R$ 9 bilhões em negócios, segundo a consultoria e-bit, o Wal-Mart terá que enfrentar empresas experientes no e-commerce, como Grupo Pão de Açúcar, Ponto Frio e Magazine Luiza.

 

Outras redes de varejo também ampliaram seus investimentos nesse mercado. Gigantes como Carrefour e Casas Bahia ameaçam entrar ainda este ano no comércio virtual. E empresas as regionais Insinuante (BA), Lojas Colombo (RS), Ricardo Eletro (MG) e Lojas Maia (PB) também investem para usar o canal de vendas como trampolim para uma expansão internacional.

 

Em seu lançamento, o portal do Wal-Mart terá 10 mil itens em onze categorias de produtos não-alimentícios, como Informática, Games, Eletrônicos, Telefonia e Brinquedos. Ficou de fora, nesse primeiro momento, a categoria Livros e CDs, mas a exemplo do site da matriz norte-americana, a rede já estuda oferecer esses produtos em curto prazo.

 

Nos Estados Unidos, o portal do Wal-Mart tem 250 mil itens. Segundo Carlos Fernandes, vice-presidente para o e-commerce do Wal-Mart Brasil, o portal brasileiro vai utilizar a experiência do site dos Estados Unidos e a força global da rede para trazer novos produtos, mas não haverá sinergia.

 

Um de seus principais concorrentes, o Extra.com.br, do Pão de Açúcar, desde 2006 vem recebendo recursos de R$ 40 milhões, a serem investidos até 2010, para a expansão do mix de produtos, tecnologia e reforço comercial. Só neste ano, o mix de produtos vai passar de 25 mil para 50 mil itens, com esforço na categoria de livros. Em 2005, a empresa trabalhava apenas com 5 mil itens, afirma Oderi Leite, diretor do Extra.com.br, sobre o potencial de negócios.

 

O portais Extra.com.br (não-alimentos) e Pão de Açúcar (alimentos) representam hoje 2% das vendas da companhia, em um montante de R$ 196 milhões no primeiro semestre. "Crescemos no período 210% em vendas, quando a média do mercado foi de 40%", afirma Leite, citando dados do e-bit. A base de clientes do portal também registrou um crescimento médio de 120% ao ano; e o tíquete médio já está 36% acima do registrado em 2005.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Cadbury entra na mira da Nestlé

A Nestlé, segunda maior fabricante mundial de chocolates, deve adquirir a Cadbury ao invés da Hershey para...

Veja mais
Grandes companhias disputam seguro garantia de rodovias

O leilão de cinco novos lotes de rodovias paulistas promete esquentar a concorrência entre concession&aacut...

Veja mais
Varejistas repassam a elevação dos juros

Os consumidores podem não ter se dado conta, mas as varejistas de eletroeletrônicos e móveis est&ati...

Veja mais
Margarina perde espaço para iogurte

Iogurtes e margarinas estão em guerra. E quem está levando a melhor são os iogurtes. Não que...

Veja mais
Wal-Mart investe R$ 25 milhões em loja virtual

Agora só faltam o Carrefour e a Casas Bahia, as duas únicas redes que ainda não têm uma opera...

Veja mais
Bretas amplia sua rede e acirra disputa com DMA

A rede mineira de supermercados Bretas, sétima maior do país, planeja investir cerca de R$ 100 milhõ...

Veja mais
Variação do câmbio também prejudicou outras empresas

Problemas com a mudança da cotação do dólar também poderão atingir o balan&cce...

Veja mais
Decreto para portos sai semana que vem

O ministro dos Portos, Pedro Brito, acredita que o decreto para a modernização da administraç&atild...

Veja mais
Evialis acelera diversificação após assumir ativos da Cargill

Os desdobramentos da compra das operações de nutrição animal da Cargill, concluída em...

Veja mais