Vendas a prazo 10% superiores

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O número de consultas realizadas em junho ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), confirma o bom momento da economia brasileira. O movimento no SCPC (que mede as vendas a prazo) no mês passado foi 10% superior em relação a igual período de 2009. As consultas ao SCPC Cheque (que medem as vendas à vista) aumentaram 4,8% em comparação com junho do ano passado.

 

O economista Emilio Alfieri, do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), da Associação Comercial, observou que três pontos explicam o aumento de 10%. "As vendas altas da primeira quinzena de junho, motivadas pela Copa do Mundo de Futebol (aquisição de televisores e vídeos), a ampliação da oferta de crédito e a base fraca de comparação de junho de 2009", disse Alfieri.

 

Em relação ao SCPC Cheque pesou consideravelmente o aumento da massa salarial dos trabalhadores e a temperatura baixa nas primeiras semanas de junho. "Muitos consumidores compram agasalhos à vista", afirmou o economista.

 

"Os ventos favoráveis da economia brasileira continuam soprando. O fato mais auspicioso é que continuamos com uma queda na inadimplência", disse Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). O levantamento divulgado ontem revelou declínio de 3,6% nos registros recebidos de inadimplência no cadastro do SCPC ao longo do mês de junho deste ano em comparação com igual período de 2009.

 

De acordo com Emilio Alfieri, houve retração de 3% nas consultas de junho no SCPC (vendas à prazo) em relação ao mês de maio. Isso já era esperado por causa das comemorações do Dia das Mães no segundo domingo do mês passado. As vendas no comércio para a data perdem somente em expressão para as registradas no Natal.

 

O número confirma que o Dia dos Namorados em junho não tem movimento semelhante no comércio. "O indicador mostra uma queda sazonal, provocada principalmente pela procura por bens duráveis (eletrodomésticos, eletroeletrônicos e portáteis) em maio", acrescentou o economista.

 

Primeiro semestre – Os dados divulgados sobre as consultas feitas ao SCPC em todo o primeiro semestre de 2010 reforçam o aquecimento excepcional da economia. As consultas ao SCPC (que medem vendas a prazo) subiram 9,4% e no SCPC Cheque, 6,3% em relação ao primeiro semestre de 2009. "É um número muito bom. O indicador aponta aumento significativo", disse Alfieri.

 

"Destacamos que os 9,4% de 2010 superam os aumentos registrados nos anos anteriores (2008, 2007 e 2006), de crescimento normal da economia brasileira." São eles: primeiro semestre de 2008 sobre primeiro semestre de 2007, aumento de 7,2%; em igual período de 2007 sobre 2006, houve alta de 5,6%, e de 2006 sobre 2005, que registrou de crescimento de 3,4%. O ano de 2009 não é considerado nesta análise porque foi marcado pela crise financeira internacional.

 

"Daqui para o fim do ano é só alegria para o comércio", afirmou Alfieri referindo-se à possibilidade do frio aumentar as vendas de vestuário em julho, às comemorações do Dia dos Pais em agosto e às eleições, que sempre elevam o consumo no Brasil.

 

O economista destaca ainda que julho é um mês de férias para muitos brasileiros, que aproveitam para pegar parte do décimo terceiro salário, o que pode contribuir para o aumento dos gastos no comércio. "Julho costuma ser bom."
 

 

Veículo: Diário do Comércio - SP


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