Além de incentivar o churrasco, a Copa do Mundo também estimulou as vendas de outros tipos de petiscos muito sa-boreados pelos torcedores em meio às partidas do Brasil. Nos supermercados, esse consumo cresceu até 300% nos dias que antecedem as partidas da seleção. Dentro dessa preferência do público, estão os amendoins, a batata frita, os tradicionais salgadinhos e as castanhas.
O maior aumento desse fluxo foi registrado nas lojas do Walmart da região Sudeste do país. Só na estreia do Brasil no mundial, a procura aumentou 300% em comparação com toda a venda da primeira quinzena do mês de junho. Os itens mais comprados foram as batatas da marca própria Bom Preço, Pringles, Ruffles e Doritos.
O Grupo Pão de Açúcar registrou uma alta de 125% na procura pelo amendoim Qualitá Hexa Brasil. Isso ocorreu no último dia 19, na véspera do jogo contra a Costa do Marfim.
O produto faz parte da linha lançada pela rede para a Copa, que também conta com outros 43 itens. Nela, o Pão de Açúcar registrou aumento de 70% nas vendas do biscoito de polvilho da marca própria do grupo e de igual percentual no pacote promocional com pipoca e pote.
A situação está de acordo com a previsão da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicap), que estima um crescimento de vendas 50%. Já o vice-presidente de Comunicação da Apas, Martinho Paiva Moreira, prevê uma elevação de 15% no período.
Já os consumidores reforçam a despensa com esses produtos para as partidas. “Não posso deixar faltar, ainda mais porque tenho dois filhos em casa”, justificou o administrador Renato Schuler.
Veículo: Diário de S.Paulo