Nova resolução da Anvisa pode ser uma oportunidade para farmácias faturarem mais

Leia em 4min 10s

Serviços como medição de pressão e administração de medicamentos são algumas das oportunidades também para fidelizar os clientes. Resolução 44/09 foi tema de discussão em fórum realizado na 8ª Econofarma, considerada a maior feira brasileira do setor farmacêutico. Evento teve recorde de público ao receber quase 10 mil empresários do setor, além de movimentar cerca de R$ 30 milhões em negócios.

 

A resolução RDC 44/09, da Anvisa, tem gerado muita polêmica desde que entrou em vigor, em fevereiro deste ano, já que para muitos donos de farmácias (“farmacistas”) isso implica em mudanças consideráveis na ambientação dos estabelecimentos, além da aparente diminuição nos lucros. Entre as várias determinações da resolução, a regra que tem sido alvo de muita discussão é a que obriga os estabelecimentos a manter os medicamentos, inclusive os isentos de prescrição médica, longe do alcance dos usuários em farmácias e drogarias. O objetivo, segundo a Anvisa, é que ao adquirir o produto o consumidor o receba com a orientação necessária.

 

Se para alguns essa mudança é sinônimo de perdas no faturamento, para quem souber aproveitá-la pode significar oportunidades. A oitava edição da Econofarma, considerada a maior feira do setor farmacêutico, realizada nos dias 25 e 26 de junho, pela PH Eventos (www.pheventosbrasil.com.br) trouxe o assunto à tona em um fórum promovido pela Distribuidora SantaCruz, em parceria com as empresas Boehringer, E.M.S., Lilly, Rambaxy, Medley, Procter&Gamble, Johnson & Johnson, Roche e Omron. Exemplo de oportunidade para as farmácias, seja para fidelizar o cliente, estabelecer com ele um vínculo de confiança e, por meio de um bom gerenciamento e sortimento adequado, fazê-lo comprar outros produtos, é a autorização para que ofereçam serviços como colocação de brincos, administração de medicamentos (injeções), teste de glicemia e medições de pressão arterial e temperatura corporal. De acordo com o assessor técnico do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Jarbas Tomazili, o aumento da população de idosos no Brasil nos próximos anos, vai elevar a procura por esses serviços e aumentar as possibilidades de sucesso. De acordo com o IBGE, nos próximos 20 anos, a população idosa no País pode ultrapassar os 30 milhões de pessoas, as quais devem representar quase 13% da população no final desse período. Segundo o mais recente censo demográfico, realizado no ano 2000, o contingente de adultos com 60 anos ou mais de idade era de 15 milhões de pessoas (8,6% da população naquele período).

 

A Anvisa também permite aos farmacistas cobrar por esses serviços. Uma pesquisa realizada pela Roche revela que os consumidores estão dispostos a pagar entre três e cinco reais por serviço. Mas, para oferecê-los, é necessário que os estabelecimentos estejam de acordo também com outras regras da Vigilância Sanitária, como a adequação das instalações da sala de atendimento e dos equipamentos.

 

Para auxiliar e apoiar as farmácias de todo o Brasil a se adaptarem a essas mudanças, as empresas Roche e Omron se uniram e criaram o Projeto Espaço Saúde (www.espacosaude.far.br). Trata-se de um portal na internet que explica as principais mudanças a serem introduzidas com a nova resolução, além de oferecer capacitação em medições de índices de glicemia (diabetes) e pressão arterial.

 

8ª Econofarma – A edição da feira em 2010 foi mais uma vez um grande sucesso. Cerca de 10 mil empresários do setor farmacêutico de todo Brasil se reuniram no maior evento do segmento. O diretor comercial da PH Eventos, organizadora da Econofarma, Paulo Heitor Lopes Bruno, estima que a feira tenha movimentado cerca de R$ 30 milhões em negócios entre os farmacistas e os mais de cem expositores. Participaram com estandes várias das maiores indústrias farmacêuticas do País, distribuidoras dos segmentos de higiene e beleza, perfumaria e cosméticos (HPC) e prestadores de serviços e desenvolvedores de soluções tecnológicas, além de empresas de móveis e instalações para farmácias, gráficas, agências e editoras de publicações especializadas.

 

Em razão do grande sucesso da feira, realizada há oito anos consecutivos na capital paulista, ocorre pela primeira vez uma edição da Econofarma em Recife, nos dias 7 e 8 de outubro de 2010. É o único evento no Nordeste exclusivamente dirigido para farmacistas de lojas independentes, franqueadas, associativistas e grandes redes. | PH Eventos (www.pheventosbrasil.com.br) - A PH Eventos é a única empresa com foco exclusivo em marketing farmacêutico e especializada em intermediar projetos de integração entre a indústria, os distribuidores e o ponto de venda. Seus eventos geram oportunidades de negócios, resultados de venda e proporcionam o desenvolvimento de networking empresarial, além de possibilitar a entrada de novos produtos no mercado. No portfólio de eventos da PH Eventos há a Econofarma São Paulo (8ª edição) e Recife (estreia em 2010) e o MixPharma, que ocorre em Foz do Iguaçu (PR), entre 16 e 18 de setembro de 2010.

 


Veículo: Revista Fator Brasil


Veja também

São Paulo tem potencial para produzir até 900% mais trigo

São Paulo tem potencial para aumentar em 900% a produção de trigo e abastecer metade do consumo do ...

Veja mais
Alta recorde da laranja não chega ao produtor

Preço quadruplicou no primeiro semestre, e contratos firmados com antecedência pagam menos ao citricultor ...

Veja mais
Preço de TVs cai 7,8% após eliminação da Copa

Pesquisa da Shopping Brasil revela que a redução nos preços entre a fase que o Brasil estava no tor...

Veja mais
Multiplan vai investir R$ 1,3 bilhão em novos shoppings e estuda aquisições

Cofre cheio. Com planos ambiciosos, grupo carioca de José Isaac Peres ainda tem R$ 980 milhões em caixa e ...

Veja mais
2014 : é hora do marketing da bola

Com a Copa do Mundo de Futebol é possível perceber a exata utilização, penetraç&atild...

Veja mais
Nestlé pode assumir controle da L'Oréal

Rumores são reforçados por um escândalo que envolve brigas familiares, doações pol&iac...

Veja mais
Indústrias travam guerra no mercado de sabonetes

Protex, da Colgate, líder em antibacterianos, ganha novos concorrentes da Reckitt Benckiser, Unilever, Ypê ...

Veja mais
Temporada de compras

A rede carioca Casa & Vídeo, que estava sendo namorada pela Lojas Americanas, também foi oferecida ao ...

Veja mais
Taís Araujo apresenta a campanha Orgulho dos Cachos

Promoção inédita de L´Oréal Paris vai escolher as cacheadas mais bonitas do Brasil. &...

Veja mais