A rede Carrefour adota comando de voz em centro de distribuição (CD) no Rio de Janeiro para tornar a operação mais ágil. Trata-se da tecnologia voice picking (separação de pedidos por comando de voz), implantada na América Latina pela ID Logistics.
A empresa de tecnologia explica que há cinco anos instalou o serviço no CD do Carrefour em Osasco (SP), e agora a operação para a rede de hipermercados chega também a lojas do Rio.
Enquanto no Brasil a meta é otimizar serviços, no exterior a rede francesa de supermercados vê o mercado interessado em seus ativos em Cingapura, Tailândia e Malásia, conforme afirmaram duas pessoas com conhecimento direto do acordo. "São grandes companhias que estão interessadas. O Big C Supercenter e a Tesco, pelos ativos na Tailândia; a Tesco, o Dairy Farm International Holdings e supermercados japoneses, por lojas na Malásia; e a Tesco, por unidades em Cingapura", afirmou uma das pessoas.
Uma segunda pessoa afirmou que, se uma única empresa comprar os ativos do Carrefour em todos os três países, "o negócio será provavelmente concluído neste ano. Caso contrário, ele poderá demorar um pouco mais".
Uma terceira pessoa afirmou que o Carrefour estava nos estágios iniciais de uma negociação para a venda de suas lojas na Tailândia, em Cingapura e na Malásia e que, se a venda se concretizasse, ela poderia render até US$ 1 bilhão para a gigante varejista francesa. O Carrefour, a Tesco, o Dairy Farm e o Big C recusaram-se a comentar o assunto. Um porta-voz do supermercado japonês Aeon, que comprou ativos do Carrefour no Japão, disse não ter ouvido nada sobre acordo.
Veículo: DCI