Às vésperas do Natal, ainda com as lojas cheias, o comércio já começa a pensar nas promoções e ofertas para depois das festas.
Mesmo com as lojas lotadas neste período de Natal, não é difícil encontrar promoções tentadoras em todos os segmentos. E o comércio já começa a planejar a tradicional liquidação de janeiro, de olho naqueles consumidores que preferem esperar, ansiosos por descontos e ofertas especiais. E os especialistas garantem: mesmo sem garantias, o consumidor poderá encontrar boas oportunidades de negócios no início de 2011.
As grandes redes estão se preparando. O período de liquidação da Tok & Stok acontecerá entre os dias 31 de dezembro a 15 de janeiro de 2011 e os descontos variam entre 20% e 70%. Entre os produtos que entram na promoção estão desde sofás e mesas até baldes e vassouras.
A concorrente Etna também fará promoção, mas por enquanto só dá detalhes da atual venda especial, que tem diminuição de até 50% nos preços. Em janeiro deste ano, entretanto, a loja ofereceu em sua tradicional "liquidação de verão”, que começou no dia 7 de janeiro, redução de até 70% nos valores das peças.
Outra tradicional promoção, a do Lápis Vermelho, do Morumbi Shopping, está marcada para fevereiro do ano que vem. No pacote entram todo o tipo de produto. Os detalhes ainda estão sendo planejados.
Os eletrônicos e eletrodomésticos também terão vez. O supervisor-geral das Lojas Cem, Domingos Alves, não quis revelar detalhes da promoção que será feita na primeira semana de janeiro pela rede para não “esvaziar” o movimento de Natal. Mas adianta que, como todo ano, os descontos serão bastante atrativos.
“Até mesmo os produtos mais procurados, como os aparelhos de LCD, entrarão na liquidação. As pessoas querem uma imagem melhor em casa, além de status e estética na decoração”, diz Alves. Outro produto bastante procurado atualmente são as câmeras digitais – que também farão parte da promoção. “As vendas, neste Natal, devem ter alta de 30% em relação a 2009”.
O mundo virtual também vai oferecer boas oportunidades. O Saldão na Internet Especial de Natal vai começar no dia 20 de dezembro, com a participação de várias redes varejistas. Os descontos oferecidos pelas empresas participantes chegam a 90% e produtos de todos os setores serão encontrados. A expectativa é de que os negócios cheguem a R$ 20 milhões, dobrando o valor do ano passado, de R$ 10 milhões. O fim do saldão deve acontecer entre os dias 10 e 15 de janeiro de 2011, dependendo da preferência dos internautas.
Análise – A melhora nos índices econômicos pode provocar alguma modificação no costumeiro cenário de promoções de janeiro. “É preciso analisar o tema com cautela. Como a demanda no varejo é muito grande, podem faltar itens depois do Natal. E hoje, o consumidor, com a alta na renda, ficou mais exigente – não vai se contentar com sobras”, diz o professor do núcleo de varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Luiz Alberto Marinho.
Ele detalha que o varejo pode ficar desabastecido por conta da alta nas vendas, como aconteceu no Natal dos dois anos anteriores. Por outro lado, tudo indica que o comércio aumentou o total de pedidos para não perder negócios. “O consumidor que não se importar de levar exatamente a mercadoria que tinha em mente, poderá ter vantagem. Mas é um risco – nem todas as cores, padrões e tamanhos estarão à disposição”, diz Marinho.
Já o especialista em finanças pessoais e autor do livro MoneyFit, André Massaro, destaca duas razões para adiar as compras: “Além de o consumidor encontrar um ambiente mais tranqüilo nas lojas, terá à disposição os preços mais em conta. Quem puder esperar, fará um bom negócio. Mas bens de consumo terão pouca modificação de preço".
Veículo: Diário do Comércio - SP