Varejo prepara liquidações para janeiro

Leia em 3min 30s

Às vésperas do Natal, ainda com as lojas cheias, o comércio já começa a pensar nas promoções e ofertas para depois das festas. 

 

Mesmo com as lojas lotadas neste período de Natal, não é difícil encontrar promoções tentadoras em todos os segmentos. E o comércio já começa a planejar a tradicional liquidação de janeiro, de olho naqueles consumidores que preferem esperar, ansiosos por descontos e ofertas especiais. E os especialistas garantem: mesmo sem garantias, o consumidor poderá encontrar boas oportunidades de negócios no início de 2011.

 

As grandes redes estão se preparando. O período de liquidação da Tok & Stok acontecerá entre os dias 31 de dezembro a 15 de janeiro de 2011  e os descontos variam entre 20% e 70%. Entre os produtos que entram na promoção estão desde sofás e mesas até baldes e vassouras.

 

A concorrente Etna também fará promoção, mas por enquanto só dá detalhes da atual venda especial, que tem diminuição de até 50% nos preços. Em janeiro deste ano, entretanto, a loja ofereceu em sua tradicional "liquidação de verão”, que começou no dia 7 de janeiro, redução de até 70% nos valores das peças.

 

Outra tradicional promoção, a do Lápis Vermelho, do Morumbi Shopping, está marcada para fevereiro do ano que vem. No pacote entram todo o tipo de produto. Os detalhes ainda estão sendo planejados.

 

Os eletrônicos e eletrodomésticos também terão vez. O supervisor-geral das Lojas Cem, Domingos Alves, não quis revelar detalhes da promoção que será feita na primeira semana de janeiro pela rede para não “esvaziar” o movimento de Natal. Mas adianta que, como todo ano, os descontos serão bastante atrativos.

 

“Até mesmo os produtos mais procurados, como os aparelhos de LCD, entrarão na liquidação. As pessoas querem uma imagem melhor em casa, além de status e estética na decoração”, diz Alves. Outro produto bastante procurado atualmente são as câmeras digitais – que também farão parte da promoção. “As vendas, neste Natal, devem ter alta de 30% em relação a 2009”.

 

O mundo virtual também vai oferecer boas oportunidades. O Saldão na Internet Especial de Natal vai começar no dia 20 de dezembro, com a participação de várias redes varejistas. Os descontos oferecidos pelas empresas participantes chegam a 90% e produtos de todos os setores serão encontrados. A expectativa é de que os negócios cheguem a R$ 20 milhões, dobrando o valor do ano passado, de R$ 10 milhões. O fim do saldão deve acontecer entre os dias 10 e 15 de janeiro de 2011, dependendo da preferência dos internautas.

 

Análise – A melhora nos índices econômicos pode provocar alguma modificação no costumeiro cenário de promoções de janeiro. “É preciso analisar o tema com cautela. Como a demanda no varejo é muito grande, podem faltar itens depois do Natal. E hoje, o consumidor, com a alta na renda, ficou mais exigente – não vai se contentar com sobras”, diz o professor do núcleo de varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Luiz Alberto Marinho.

 

Ele detalha que o varejo pode ficar desabastecido por conta da alta nas vendas, como aconteceu no Natal dos dois anos anteriores. Por outro lado, tudo indica que o comércio aumentou o total de pedidos para não perder negócios. “O consumidor que não se importar de levar exatamente a mercadoria que tinha em mente, poderá ter vantagem. Mas é um risco – nem todas as cores, padrões e tamanhos estarão à disposição”, diz Marinho.

 

Já o especialista em finanças pessoais e autor do livro MoneyFit, André Massaro, destaca duas razões para adiar as compras: “Além de o consumidor encontrar um ambiente mais tranqüilo nas lojas, terá à disposição os preços mais em conta. Quem puder esperar, fará um bom negócio. Mas bens de consumo terão pouca modificação de preço".

 

Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Casas Bahia inaugura novas instalações em loja de São Caetano

A rede varejista Casas Bahia inaugura hoje (16) as novas instalações de sua filial situada no Shopping Cen...

Veja mais
Menos clientes no Mercadão

Com preços parecidos aos dos supermercados, consumidor prefere comprar perto de casa Os preços dos alimen...

Veja mais
Direct Express amplia em 40% as entregas das compras feitas pelo e-commerce para o Natal

O comércio eletrônico é um segmento que requer uma logística diferenciada. Com os comé...

Veja mais
Roldão anuncia plano de expansão para 2011

O Atacadista Roldão anuncia planos de em 2011 inaugurar mais uma loja, agora no litoral paulista. A cidade escolh...

Veja mais
Mercado brasileiro de azeites segue forte

Estamos vivendo uma época em que o brasileiro desfruta o gosto por ter 'descoberto' o azeite. Entre os diversos i...

Veja mais
Setor de calçados bate recorde de produção

Nos piores anos de crise econômica, em 2001 e 2002, a Argentina fabricava 34 milhões de pares de calç...

Veja mais
Marcas nacionais reinam absolutas no varejo

Importante é desenvolver intensa identidade com o consumidor da região e uma ótima execuç&at...

Veja mais
Varejo ganha espaço na venda de celular

Indústria já negocia diretamente com lojistas 31% do volume de aparelhos comercializados   Est&aacu...

Veja mais
Família volta ao comando da Santher

Fabricante de guardanapos e papel higiênico já teve três presidentes desde 2003   Após...

Veja mais