O crescimento do Walmart no Brasil seguiu o modelo de uma colcha de retalhos: o grupo americano comprou redes de diferentes regiões que foram "costuradas" para dar origem à terceira maior empresa de varejo do país, depois de Pão de Açúcar e Carrefour. Cada aquisição manteve sua identidade, o que significou uma variedade de bandeiras que, para alguns especialistas, limitou em parte o deslanchar do grupo no Brasil.
Hoje a empresa trabalha cinco formatos com nove bandeiras, que somavam até o fim de fevereiro 480 lojas. São três nomes para hipermercado - Walmart, Big e Hiper BomPreço -, cuja loja tem entre 45 mil e 65 mil itens. Há três bandeiras para supermercados: Bompreço, Mercadorama e Nacional, cujo mix varia em torno de 15 mil itens. O clube de compras Sam's Club e o "atacarejo" Maxxi têm lojas de tamanhos semelhantes, com capacidade para 6,5 mil itens cada uma. A loja de vizinhança Todo Dia, com 4 mil itens, foi o modelo criado para disputar o consumidor com os mercadinhos de bairro. É a bandeira mais numerosa, dona de 130 lojas.
No Brasil, o Todo Dia é o formato mais próximo ao do Walmart Express, que tem menos de um décimo do tamanho do hipermercado. Por meio de sua assessoria de imprensa, a empresa disse que não planeja trazer o Walmart Express ao país.
Veículo: Valor Econômico