Apenas um produto recebe classificação adequada.
Das oito principais marcas de sorvete de iogurte, popularmente conhecidos como frozen yogurt, apenas uma poderia ser considerada como tal, de acordo com a avaliação realizada pela Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor). Foram analisados produtos da Yogefresh, Tutti Frutti, Yoforía, Yogoberry, Yoggi, Yogolove, Bendita Fruta e Yogenfruz, que são as principais franquias do setor. O resultado constatou que somente a última comercializa o "verdadeiro sorvete de iogurte", já que as outras marcas são feitas à base de leite coalhado e uma não apresenta iogurte em sua composição.
A quantidade de bactericidas presentes foi o fator que determinou a classificação dos produtos. "Na verdade, constatamos que os produtos que se dizem frozen yogurt são sorvetes. Por isso, as empresas devem mudar a denominação dos produtos para que o consumidor saiba o que ele está comprando", afirmou a responsável pela análise da Pro Teste, Maria Inês Dolci.
O sócio-diretor da Yoggi, Bruno Grossman, não se surpreendeu com a conclusão da Pro Teste. "O frozen é um sorvete feito à base de iogurte, que tem vantagens nutricionais frente ao sorvete comum, como a ausência de gordura, baixo teor de açúcar, gorduras e calorias", defendeu o executivo.
Instaladas no país há dois anos, as fabricantes de frozen yogurt viram seus produtos conquistarem consumidores em pouco tempo. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor cresceu 20,4% em comparação a 2009. São 14 marcas detentoras de 250 lojas espalhadas pelo país.
O mercado de frozen movimentou R$ 15,2 bilhões no ano passado, ainda que o preço para o consumidor final seja alto: a menor porção custa entre R$ 6 e R$ 8, sem os tradicionais acompanhamentos.
Diógenes Costa Fernandes, dono da franquia da Yogenfruz, o único aprovado no teste, espera que o aumento da fiscalização no setor, pois os ingredientes do frozen original são caros. "O custo do nosso produto é 35% maior, levando em consideração também cuidados que devem ser tomados na distribuição e armazenamento do frozen."
A Yogolove e Yogofresh contestam o resultado do teste, alegando que não há regulamentação do produto no Brasil. "Não há um padrão para o frozen yogurt, assim como o produto não pode ser classificado como "à base de iogurte". O sorvete de morango não é composto somente de morango também", relatou a representante de marketing da Yogolove, Thais Oliboni.
"Além disso, não fomos notificados sobre a avaliação, não sabemos em que condições os testes foram realizados e só soubemos do resultado depois que foi divulgado para a mídia em geral."
A Yoforía e Bendita Fruta ressaltam que deixam claro aos consumidores que o produto é feito à base de iogurte e colocam à disposição as informações nutricionais nas lojas. Procuradas pela reportagem, a Yogoberry e Tutti Frutti não se manifestaram.
Além da classificação, a Pro Teste constatou que os frozen yogurts apresentam baixo teor de açúcar e gordura na composição. Os resultados foram encaminhados ao Ministério Público do Rio de Janeiro, que já estava apurando a ausência de informações sobre as características do frozen.
Veículo: Diário do Comércio - MG