Foco na produção de mudas de frutas

Leia em 2min 40s

Dona Euzébia e Astolfo Dutra deverão exportar para a África no 2º semestre.

 

Dona Euzébia e Astolfo Dutra, municípios vizinhos localizados na Zona da Mata mineira, estão cada vez mais distantes do período em que a sua economia era sustentada pelo cultivo da cana-de-açúcar e do fumo. Até 25 anos atrás, a usina de açúcar e álcool localizada em Astolfo Dutra ainda era a principal geradora de empregos na região, mas a produção de mudas de frutas, plantas ornamentais e florestais, desenvolvida por agricultores familiares, já se tornava expressiva principalmente em Dona Euzébia. Agora, o município lidera a produção de mudas no Estado e poderá iniciar exportações diretas do produto para a África no segundo semestre.

 

De acordo com a Câmara Técnica de Fruticultura do Conselho Estadual de Política Agrícola (Cepa), criada pela Secretaria da Agricultura de Minas Gerais, Dona Euzébia é atualmente o segundo produtor nacional de mudas cítricas (principalmente laranja, limão e tangerina) depois de Limeira, em São Paulo. Dona Euzébia deve responder por cerca de 3 milhões dessas mudas em 2011.

 

O extensionista Virgílio Machado de Almeida, do escritório local da Emater-MG, considera que as exportações diretas daquelas mudas para os países africanos, desembarcadas em Angola, deverão fortalecer a produção. Ele diz que a empresa de extensão, vinculada à Secretaria da Agricultura, dá suporte a mais de 300 produtores em Dona Euzébia, prestando assistência técnica diretamente a mais de cem viveiros.

 

Missão - O trabalho dos técnicos da Emater para o aprimoramento da produção de mudas foi reconhecido por representantes de Angola que visitaram Dona Euzébia depois que produtores mineiros estiveram na África. Esse intercâmbio teve a participação do presidente da Cooperativa dos Produtores e Comerciantes de Mudas de Dona Euzébia, Romildo Pereira.

 

Ele informa que, em novembro de 2010, integrou uma missão que foi ao encontro de produtores e técnicos envolvidos em programas de produção de frutas cítricas em Angola.

 

"Depois dos contatos que fizemos com esses grupos e representantes de organizações que têm potencial para adquirir o nosso produto, tivemos condições de acelerar a criação, em Dona Euzébia, de uma empresa exclusivamente para a exportação de mudas", diz Pereira.

 

O produtor acrescenta que dentro de dois meses a empresa deve ter autorização para funcionar, e acredita que terá um considerável reforço na receita de sua propriedade com as exportações diretas para a África.

 

"Nosso potencial de exportação de mudas é muito grande", enfatiza o produtor, que participa também da Câmara Técnica de Fruticultura do Cepa. Por enquanto, ele acrescenta, as exportações mineiras de mudas para o continente africano são feitas por meio de uma empresa do Rio de Janeiro.

 

Em 2010, Pereira participou com embarques de um volume aproximado de 15 mil mudas de frutas cítricas, e agora está se preparando, com outros três produtores de Dona Euzébia, para atender aos primeiros contratos de venda direta.

 

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Pro Teste avalia marcas de sorvete de iogurte no país

Apenas um produto recebe classificação adequada.   Das oito principais marcas de sorvete de iogurt...

Veja mais
Cadeia do leite: destaque na geração de empregos

Setor se encontra em franca expansão.   A cadeia leiteira em Minas Gerais é uma das que mais gera ...

Veja mais
Empresários pretendem aumentar salários

De acordo com dados do International Business Report (IBR) 2011 da Grant Thornton, 85% dos empresários brasileiro...

Veja mais
Véli chega ao mercado com proposta diferenciada

Lançamento oficial será no dia 1º.   A área de Recursos Humanos (RH) é historic...

Veja mais
Supermercados deverão rever crescimento em MG

Desempenho do segmento no acumulado deste ano preocupa entidade.   Apesar de as vendas dos supermercados do Esta...

Veja mais
Jequiti amplia investimentos na área de pesquisa

Empresa estima faturamento de R$ 500 milhões para 2011, 40% acima do volume de vendas do ano passado.   Em...

Veja mais
CMN aprova medidas em apoio a rizicultores

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a reabertura do prazo para contratação pelos produtor...

Veja mais
Segunda safra de milho deverá ter crescimento

Faemg faz estimativa de expansão de 52,4% da produção em Minas.   A sustentaçã...

Veja mais
Medidas aprovadas no CMN apoiam os arrozeiros

Nesta quinta-feira, o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a reabertura do prazo para contrataç&ati...

Veja mais