Nova estratégia da multinacional americana visa aproveitar maior demanda no segmento de bem-estar com mais produtos e planeja levar seu novo portfólio para os estados do Centro-Oeste e do Nordeste do país
Atenta ao crescimento da procura pelos consumidores por alimentos mais saudáveis, a gigante americana PepsiCo aproveita a boa imagem da linha Quaker no mercado para colocar a marca na ponta de sua estratégia voltada a produtos com benefícios à saúde. Neste ano, os investimentos em pesquisas, inovação, produção e ações de marketing para a linha vão aumentar em70%emrelação à 2010. O valor total não foi revelado. A companhia já estuda ampliar a distribuição desses produtos para Minas Gerais e estados do Centro-Oeste e, em um segundo momento, no Nordeste.
Com um portfólio que era formado por 20 produtos em 2009, a linha Quaker deve fechar este ano com um total de 35 itens, sendo que oito deles serão lançados nos próximos seis meses. Dentro das novidades, estarão produtos fabricados com cereal importado dos Estados Unidos e que serão comercializados em uma linha premium. Nos últimos dois anos, a PepsiCo dobrou as vendas da marca na região Sul e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, locais onde a empresa atua com o portfólio completo da marca.
Motivada por essa ampliação, a PepsiCo investirá neste ano R$ 24 milhões na área de logística da empresa por conta da maior distribuição prevista com a linha Quaker. "Temos que nos preparar para o crescimento que esperamos com a marca no país", afirma Erika Salgado, diretora de marketing da divisão de alimentos da PepsiCo. Com os investimentos realizados, a companhia pretende aumentar a capacidade de produção com a marca em 40%.
Adquirida há dez anos por US$ 13,4 bilhões (equivalente a R$ 26,6 bilhões à época), a linha Quaker corresponde hoje a cerca de 15% do faturamento global da companhia, sendo que a divisão de alimentos da PepsiCo no continente americano obteve US$ 21,5 bilhões em vendas no ano passado.
Linha de inovações
Entre as estratégias da multinacional para expandir as vendas da linha Quaker no mercado está a diversificação de produtos e de embalagens com a marca que ficou famosa pela comercialização in natura de aveia. Hoje, o grão está emcereaismatinais, cookies, granolas e barras,sendo este último o item que a companhia escolheu
para trabalharem sua entrada nos estados do Nordeste.
“Ainda não temos uma capacidade de produção para atender a demanda. Mas o plano para essa região se baseia nas barras de cereal”, diz Erika.
Por conta das novidades, a PepsiCo instalou uma nova linha de produção em sua fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo, para fabricar "produtos de bolso", como é o caso das barras de cereal. Segundo a diretora da companhia, a unidade continuaria com a produção do item mesmo após a expansão de suas vendas para os estados do Nordeste.
“São itens com valor agregado e que possibilitam um consumo em vários momentos do dia. Não tínhamos toda essa conveniência anos atrás e hoje contamos com um portfólio amplo para atender as necessidades dos consumidores”, diz Erika.
Veículo: Brasil Econômico