Publicidade on-line em alta

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Crescimento da publicidade na internet mobiliza agências digitais da Capital.


Os investimentos publicitários brasileiros na internet estão aumentando consideravelmente no país. Segundo o último levantamento feito pelo Ibope Monitor, só no primeiro semestre deste ano, os investimentos publicitários somaram R$ 2,24 bilhões - alta de 52,5% em relação ao mesmo período do ano passado. As estimativas são ainda mais animadoras: até o final do ano a internet deve responder por 10% do faturamento publicitário brasileiro, atingindo R$ 3,04 bilhões, de acordo com o Interactive Advertasing Bureau (IAB). A perspectiva de crescimento implica em crescimento da procura por agências especialistas em marketing digital.

Há mais de seis anos no mercado belo-horizontino, a B1 Comunicação e Marketing atua neste segmento desde sua criação. O fundador da agência e diretor de planejamento, Bira Miranda, esclarece que a agência parte da premissa de que para construir um trabalho eficiente de comunicação e marketing é preciso viver o negócio do cliente e monitorar as variáveis que o afetam. "Quando mergulhamos no universo do cliente, oferecemos uma visão ampla da comunicação, implementando soluções em 360º, com planejamento e execução integrada, seja para on ou off-line.  essencial entender que as campanhas desenvolvidas para web devem ser condizentes com os outros esforços publicitárias, reforçando a imagem que se espera criar e gerando vendas, em uma integração virtual e presencial."

Miranda exemplifica a explicação com um case da agência: "Fomos responsáveis pela campanha de matrículas de todas as escolas mineiras do Wizard - 84 franquias em 65 cidades. Para isso, criamos uma campanha integrada, baseada em uma gincana virtual na qual as pessoas se cadastravam em um hot site para concorrer a uma viagem com acompanhante para o Nordeste do país. As provas virtuais que aconteciam no hot site eram compostas de perguntas e games. Em um dado momento da gincana, remetemos todos participantes às unidades em atividades presenciais. Como suporte, usamos anúncios em TV, rádio, backbus e revistas. O resultado alcançado foi um crescimento de 13% no número de alunos matriculados e um mailing de 14 mil pessoas."

Segundo Sérgio Martins, sócio e diretor da Carvalho Martins Comunicação, empresa especializada em gestão de marcas com comunicação integrada, as necessidades dos clientes hoje estão amplamente relacionadas à mudança da sociedade. Isso porque, se há 10 ou 15 anos pensava-se em uma comunicação de massa, agora, o público exige mensagens personalizadas, interativas e completas. "As pessoas relacionam-se com suas marcas prediletas por meio das redes sociais, ou seja, as marcas estão vivas, possuem perfis compartilhados. Esse público emite opinião, quer ser bem tratado e receber atenção. Tem poder sobre as marcas e escolhas que fazem referentes aos produtos que compram", diz.

A boa utilização da publicidade na internet, de acordo com Martins, deve estar atenta à necessidade do público e não ser invasiva, mas, sim, envolvente. Um exemplo que pode ser seguido, de acordo com o empresário, é o case do Number One, rede de franquias de inglês, que une plataforma on-line/off-line no ensino do inglês, ao mesmo tempo em que coloca a marca no dia a dia de seu público. "Promoções, game exclusivo, acesso a bibliotecas internacionais e compra on-line fazem parte da rotina de alunos, de ex-alunos, de professores, de franqueados e prospects", destaca Martins. Na rede de franquias, cerca de 15% da verba de publicidade é investidaáno meio digital.

Esse aumento dos investimentos das empresas na internet impulsiona também a expansão das empresas que atuam na área. A Web Consult vem conquistando, desde 2007, incremento de faturamento anual na ordem de 30%. Em 2010, o crescimento superou esse índice, chegando a 65%. Para suportar essa demanda e potencializar sua linha de atuação e produtos e serviços oferecidos, a empresa, especializada em inteligência digital, realizou neste ano a compra de duas agências, ampliando, conseqüentemente, o mix de serviços oferecidos e a equipe. A perspectiva de crescimento para 2011 foi atingida ainda nos primeiros seis meses do ano, ampliando assim as expectativas para 70%.

Um dos clientes incorporados com as aquisições é o Portal Folia, do ramo de entretenimento, cujas redes sociais, como Twitter, Facebook e Flickr são gerenciadas pela Web Consult. Atualmente, são 23.273 seguidores do @FoliaOficial e 21.916 membros em sua fan page no Facebook. "A divulgação do lançamento do novo portal no microblog contou com o engajamento dos internautas, fazendo com que a hashtag NovoFolia figurasse em terceiro lugar no Trend Topics nacionais.

"Agora, já estamos trabalhando na campanha para o Uai Folia 1.000 dias, que vai contar com ações de planejamento de marketing digital e o desenvolvimento de um hotsite", diz o diretor-presidente da Web Consult, Leonardo Bortoletto. Para o especialista, a internet está entre as principais estratégias de divulgação das empresas porque tem grande abrangência, possibilita segmentar o público e mensurar com mais exatidão os resultados. "Os números apurados quanto a publicidade on-line só reforçam o quanto esse tipo de investimento é viável. Um recente relatório divulgado pelo eMarketer em conjunto com o Starcom MediaVest prevê que, em 2014, USD 96,8 bilhões serão gastos com publicidade on-line em todo o mundo", conclui.


Veículo: Diário do Comércio - MG


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