Cooperativa Aécia (RS) cresce com produtos orgânicos

Leia em 2min 10s

Sucos, doces e compotas de frutas, conservas e molho de tomate orgânicos. Junto com estes produtos, o agricultor familiar Gilmar Bellé, da Cooperativa Aécia de Agricultores Ecologistas, com sede em Antônio Prado (RS), município localizado na Serra gaúcha, levará à V Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, de 26 a 30 de novembro, no Rio de Janeiro, uma história de sucesso, alavancada pela opção pelo cultivo orgânico e pela agroindustrialização das 22 famílias que integram a Cooperativa.

 

O uso de veneno começou a afetar a nossa saúde. Pensávamos que aquilo não podia fazer bem para o consumidor, nem para nós, lembra Bellé.

 

A mudança foi respaldada pelo Centro Ecológico Ipê, que repassou técnicas, e pela Pastoral da Juventude, que estimulou o debate sobre o plantio ecológico. O resultado pode ser medido pelos números da Aécia. Este ano, a cooperativa já comercializou cerca de R$ 1,5 milhão em produtos. O maior volume de vendas (80%) é para o mercado de São Paulo. A marca também está presente em redes de supermercados.

 

Criada em 1996, a partir da Associação dos Agricultores Ecologistas de Ipê e Antônio Prado (Aécia), a cooperativa iniciou sua inserção no mercado com a comercialização de produtos em feiras, principalmente em Porto Alegre. Com o tempo, as famílias perceberam que não conseguiam vender totalmente a produção como orgânica. Como as frutas precisam ser consumidas mais rapidamente, terminavam repassadas a indústrias que processavam produtos orgânicos e convencionais.

 

A criação de agroindústrias resolveu este impasse. Conseguimos agregar valor aos produtos, prolongar a safra, garantindo uma renda constante no ano, e vender a produção como orgânica, explica Bellé. Hoje, as quatro unidades agroindustriais da Cooperativa produzem cerca de 150 mil litros de suco por ano e 100 mil unidades (de pesos variados) de molho de tomate, os dois produtos mais vendidos. Além dos produtos, a Cooperativa difunde técnicas de produção. Nosso modelo de suco, que é um sistema simples, de extração com vapor, espalhou-se por todo Brasil, lembra Bellé.

 

A Aécia participa da Feira Nacional da Agricultura Familiar desde a primeira edição. Este ano, forma um dos 77 grupos que representarão o Rio Grande do Sul no maior evento da agricultura familiar brasileira. Os expositores - agricultores familiares, quilombolas, pescadores artesanais e índios foram selecionados com base em critérios como potencial e diversidade produtiva, legalização dos empreendimentos e valorização de base ecológica. A seleção foi realizada em parceria com movimentos sociais e entidades de prestação de assistência técnica. As informações são da Assessoria de Comunicação Social MDA/Incra.

 

Veículo: Portal IG


Veja também

Preço baixo faz cair oferta de leite

Agora seria época de maior produção, mas cotações em queda desde julho vêm desa...

Veja mais
Mercado do trigo segue indefinido

O governo comercializou na semana passada todos os 5.705 contratos de 27 toneladas de trigo oferecidos no Paraná ...

Veja mais
SP estuda plantar café robusta

Aumento da demanda e bons preços despertam interesse de cafeicultores paulistas, tradicionais produtores de ar&aa...

Veja mais
Cesta básica está 2,15% mais barata em Santos

O preço médio da cesta básica em Santos este mês registrou pequena redução em r...

Veja mais
Marca própria: número de itens oferecidos cresce 31%

Mais baratos do que outros produtos, os itens de marca própria representam uma opção vantajosa para...

Veja mais
Makro garante investimento de R$ 240 milhões para expansão

Otimista com o setor atacadista no ano que vem, o Makro, uma das maiores empresas do segmento no País e controlad...

Veja mais
Pepsi pretende investir US$ 1 bi na China nos próximos 4 anos

A PepsiCo pretende investir no mercado chinês nos próximos anos. A intenção é aplicar ...

Veja mais
Suave fragrance lança linha de sabonetes íntimos com extratos naturais, higiene e refrescância na hora do banho

Para uma boa higiene diária, é importante a utilização de produtos específicos para c...

Veja mais
BIC apresenta solução completa para o barbear do consumidor

Empresa mantém a vice-liderança na categoria de lâminas descartáveis, impulsionada pelas vend...

Veja mais