Contratação de temporários será maior

Leia em 3min

Segundo a CDL-BH, deve haver incremento entre 3% e 6% em relação a 2010.



A contratação de funcionários temporários no varejo da capital mineira para atender a demanda de final de ano deve registrar um incremento entre 3% e 6% em relação ao mesmo período de 2010. A expectativa se deve ao tradicional aumento das vendas em função do Natal, considerada a principal data para o comércio varejista, e do aquecimento do mercado interno.

De acordo com dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), o número total de contratações neste exercício deve ficar entre 8.330 e 8.570. Em 2010, o segmento gerou 8.085 vagas temporárias no período. De acordo com a economista da entidade, Larissa Souza, a projeção é baseada no histórico de contratações geralmente realizadas nesta época do ano na cidade, e considera também o cenário econômico atual.

"Apesar da desaceleração da economia brasileira nos últimos meses, em função dos reflexos da crise econômica internacional, o comércio ainda não tem sentido as conseqüências. Prova disso é que, até o momento, o crescimento do setor na Grande BH e no Brasil foi de 7,03% e 9%, respectivamente", afirma.

Segundo ela, a baixa taxa de desemprego e o aumento da massa salarial, aliados à expansão do crédito, vêm impulsionando as vendas do comércio ao longo de todo o exercício, o que eleva ainda mais as projeções para o fim do ano e, conseqüentemente, as expectativas de contratações de temporários. "Há ainda o pagamento do 13º salário, que age como um estímulo extra ao consumo. Só neste caso está prevista a injeção de R$ 110 milhões na economia da cidade, um incentivo que reflete consideravelmente nas contratações temporárias para atender a alta demanda", explica.

A economista destaca ainda a efetivação de muitos trabalhadores. De acordo com Larissa Souza, a expectativa da CDL-BH é de que no fim do ano, entre 20% e 30% dos temporários sejam efetivados. Desta forma, conforme ela, o índice aumentará em 9% na comparação com o registrado em 2010.


Perfil - No que se refere ao perfil das vagas temporárias geradas no comércio de Belo Horizonte, o estudo da entidade mostra que as empresas estão exigindo profissionais adequados ao tipo da loja ou produto vendido. "Quanto mais sofisticado o produto, maior a exigência dos comerciantes na hora de contratar", diz a economista.

O perfil mais solicitado para vagas é o de candidatos com idade superior a 18 anos, com disponibilidade de horário, inclusive finais de semana e feriados, com segundo grau completo, boa apresentação e experiência. Aproximadamente 90% dos postos de trabalho disponíveis na cidade são destinados aos setores de vendas, estoques, promoções e caixas. São destaque também os cargos de demonstradores, degustadores, repositores, auxiliares de crédito e call center.

Conforme já publicado, Minas Gerais deve contratar cerca de 16,5 mil trabalhadores temporários para atender à previsão de aumento nas vendas do Natal. O número é 5% maior do que o total registrado no final do exercício passado, quando 15,75 mil postos foram abertos. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem).

As 16,5 mil vagas representam 21,94% dos 75,264 mil empregos a serem criados pela data comemorativa somente na região Sudeste, e 11,25% da estimativa para todo o país (147 mil). No ranking nacional, o Estado só perde para São Paulo, que deve gerar 44,556 mil postos, ou 30,31% do total nacional.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Produção de girassol sobe 34% em MG

Sul de Minas lidera cultivo estadual com safra de 3,5 mil toneladas neste ano, conforme o IBGE.A produção ...

Veja mais
Sandéleh faz lançamentos

Empresa será representante da Cooperativa Hojiblanca.A Sandéleh Alimentos, detentora das marcas Don Fidenc...

Veja mais
Superminas Food Show

A partir de 2012, os supermercados e padarias de Minas vão se unir para organizar um evento conjunto que dever&aa...

Veja mais
Têxteis criticam quarentena na Argentina

Indústria têxtil afirma que tem assumido prejuízos com prazos de até 180 dias para ingressar ...

Veja mais
Brasil recebe maior lote de pera americana

Associação de produtores de peras dos Estados Unidos diz que importação da fruta para o pa&i...

Veja mais
Ricardo Eletro inaugura loja na Rocinha

Investimento na unidade ultrapassa R$ 1 milhão.  35 dos 45 funcionários são moradores da comun...

Veja mais
Supermercados usarão dispositivos em caixas para evitar venda de bebidas a menores de 18 anos

Lei que aumenta fiscalização foi sancionada na manhã desta quarta-feira pelo governador Geral Alcki...

Veja mais
Walmart teve de 'quebrar' sua operação no Brasil

A operação brasileira do Walmart teve de ser "quebrada" para depois poder ser "consertada". A avalia&ccedi...

Veja mais
Rhodia planeja exportar tecidos inteligentes para a Europa

A Rhodia está se estruturando para levar os tecidos inteligentes produzidos no Brasil para o exterior. Segundo af...

Veja mais