A partir de 2012, os supermercados e padarias de Minas vão se unir para organizar um evento conjunto que deverá movimentar R$ 1,3 bilhão em negócios e atrair um público de 55 mil pessoas. A parceria foi assinada ontem, durante a 25ª Superminas, entre o Sindicato e a Associação Mineira da Indústria da Panificação (Amipão) e a Associação Mineira de Supermercados (Amis). O evento foi batizado com o nome de Superminas Food Show, Convenção e Feira Supermercadista e da Panificação, e será realizado no período de 16 a 18 de outubro do ano que vem, no Expominas.
O público será formado por proprietários de supermercados e padarias, executivos e colaboradores das empresas, 75% deles provenientes de Minas Gerais. Estarão representadas cerca de 9 mil empresas dos dois setores. "Não há no país um evento que reúna o setor de supermercados e padarias na proporção que terá a Superminas Food Show", avalia o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação de Minas Gerais, José Batista de Oliveira.
As entidades promotoras acreditam que para abrigar as 450 empresas fornecedoras de produtos e serviços para supermercados e padarias que serão expositoras no Superminas Food Show será necessário ocupar toda a área disponível do Expominas, que é de 30 mil metros quadrados. Além do espaço disponível no primeiro, segundo e terceiro pisos, o evento ocupará também o chamado Pavilhão Redondo.
Os dois setores empregam juntos, em Minas, 260 mil pessoas: 140 mil em supermercados e 120 mil em padarias, 35% dos quais são trabalhadores que conseguem o primeiro emprego. Os supermercados têm faturamento de R$ 15 bilhões por ano no Estado e a panificação, de R$ 6 bilhões. Além disto, nos últimos cinco anos os dois setores têm registrado crescimento de vendas, o que será repetido em 2011 (3,5% para os supermercados e 7% para as padarias) e têm previsão de avanço também em 2012: 4% para supermercados e 8,5% para padarias. (AL)
Veículo: Diário do Comércio - MG