O mercado de publicidade brasileiro ganhou um novo competidor no segmento de concorrência criativa on-line. A startup FastMarcas investiu R$ 200 mil no desenvolvimento de um site para que designers e publicitários possam competir na criação de peças como logomarcas, banners e design de embalagens.
A concorrência criativa é um modelo de negócios em que empresas divulgam sua demanda por peças de marketing e o site realiza um concurso para que os membros de sua comunidade (publicitários e designers) desenvolvam projetos. A empresa avalia as propostas e adquire o melhor projeto. O designer ou publicitário recebe uma premiação pelo trabalho. Esse modelo de negócios é comum nos Estados Unidos. No Brasil começou a ganhar força em 2010.
Lançado nesta semana, o site da FastMarcas possui 5 mil profissionais cadastrados. A meta da empresa é atrair 20 mil publicitários formados e pequenas agências nos próximos seis meses, com a realização de uma média de 500 projetos por mês, afirma Rodrigo Maccheroni, sócio da empresa.
A meta é atender principalmente pequenas e médias empresas, que têm interesse em desenvolver suas marcas, mas não possuem dinheiro em caixa suficiente para pagar um grande projeto de publicidade. "Também estamos prospectando clientes grandes", afirma Otto Jordan, que também é sócio da FastMarcas.
A FastMarcas vai concorrer diretamente com a We Do Logos, que atua no mercado de concorrência criativa há um ano. A empresa possui atualmente 17,5 mil designers cadastrados, que produziram logomarcas e outras peças de marketing, como mascotes, e-mails marketing, embalagens e sites. No primeiro ano de operação, a empresa registrou uma receita de R$ 1,5 milhão e pagou aos designers aproximadamente R$ 800 mil pelo desenvolvimento dos projetos.
Atualmente, a We Do Logos tem em seu site 900 concursos abertos, que somam R$ 200 mil em prêmios para os designers. "Há muita procura de micro e pequenas empresas e de profissionais liberais que querem desenvolver uma marca para imprimir qualidade ao seu negócio", afirma Gustavo Mota, diretor da We Do Logos. O executivo observa que, por ano, são criadas no Brasil em torno de 1 milhão de micro e pequenas empresas. "A chegada de outro concorrente indica que o mercado está em franca expansão", diz Mota.
Caso atraia grandes clientes, a FastMarcas competirá com a provedora de publicidade on-line Zooppa, que atende companhias de grande porte. Há um ano e meio em operação no Brasil, a empresa opera com 12 mil profissionais de publicidade e já realizou 23 competições, com prêmios que variaram de US$ 2 mil a US$ 40 mil.
Veículo: Valor Econômico