GPA tem queda no 3° tri mas mantém otimismo para o Natal

Leia em 1min 40s

Depois de um ano turbulento, em meio a possíveis aquisições e reflexos da criação da Globex, o Grupo Pão de Açúcar registrou queda de 1,5%, no lucro consolidado do terceiro trimestre ante ao ano passado. O número, no entanto, não desanima o vice-presidente do grupo Hugo Bethlem, que prevê um final de ano superior ao registrado em 2010.

"Em termos de resultados recorrentes, nós esperamos para o final deste ano resultados mais animadores do que os do ano passado", explicou.

Para ele, o resultado da empresa não foi ruim, mesmo que os números provem o contrário. "Tivemos uma piora relativa no lucro contábil e uma melhora no lucro ajustado. Como a taxa Selic subiu muito, deu impacto na despesa financeira, essa despesa é que iguala os números aos do ano passado, já que uma queda de 1,5% no lucro líquido comparada a um aumento de 2,5% no lucro ajustável não pode ser considerada piora", argumenta. Além da taxa, outro motivo que Bethlem acredita ser crucial para se medir o desempenho são os reflexos da criação da Globex, que integrou ao grupo o Ponto Frio e as Casas Bahia "Não se pode comparar um ano ao outro, já que no ano passado a Globex não tinha as Casas Bahia, e nesse ano ela tem", afirmou.

Para o executivo do Grupo Pão de Açúcar, as turbulências internas no grupo, que se divide mediante a uma possível aquisição do Carrefour não influiu nos resultados. "Não existiu instabilidade ou distração quanto à questão de relacionamento dos sócios por causa do disso", explicou Hugo Bethlem.

Investimentos

De acordo com os números da empresa, divulgados na última sexta-feira para analistas o grupo deve fechar 2011 com investimentos entre 1,2 bilhão e 1,3 bilhão de reais, concentrados principalmente em conversão, abertura e reforma de lojas "Os investimentos foram feitos em R$ 1,2 bilhão e R$ 1,3 bilhão e o planejado é continuar nesses valores".

O montante, entretanto, ficará abaixo do teto fixado pela varejista em fevereiro, quando a previsão era de que os investimentos chegassem a até R$ 1,41 bilhão ao longo deste ano. Em 2010, o grupo desembolsou R$ 1,19 bilhão.


Veículo: DCI


Veja também

Supermercados podem gerar até 700 vagas de emprego em Araraquara

Até o fim do ano, Araraquara deve contar com seis grandes redes de supermercados. Além de oferecer op&cced...

Veja mais
Padaria 'made in Brazil' vira foco de exportação

Considerado como único em todo o mundo, o modelo das padarias brasileiras começa a ser encaminhado para a ...

Veja mais
Produtores precisam de isonomia, diz Fiemg

Com uma economia fortemente baseada em commodities, a indústria mineira precisa fazer com que os outros segmentos...

Veja mais
Queijos finos ganham a mesa dos consumidores

Segundo pesquisa da Associação Mineira de Supermercado (Amis) divulgada em outubro, aumentou o consumo de ...

Veja mais
Danone reforça iniciativas sustentáveis

Líder de mercado na categoria de produtos lácteos frescos, a Danone, por meio de suas marcas Activia e Dan...

Veja mais
Trigo: Argentina conquista mercado

O preço competitivo do trigo argentino está levando grandes importadores como a Argélia a considera...

Veja mais
Crise financeira na Europa preocupa segmento no Brasil

A indústria têxtil nacional registrou queda de 14,5% nos negócios até setembroA crise finance...

Veja mais
Amazônia terá produto certificado

Expansão com padrões de qualidade é meta de fabricantes de artigos dessa região brasileiraO ...

Veja mais
Dinheiro é o meio preferido na hora de comprar roupa

Transações em cartão de crédito aparecem em 2º lugar, com 30%, aponta estudo que ser&aa...

Veja mais