Duas das maiores concessionárias brasileiras de ferrovias, América Latina Logística (ALL) e MRS Logística, estão comemorando recordes de volume transportado nos últimos meses. Entre os motivos, estão os altos níveis de exportação de commodities e a política de investimentos das empresas no setor - que permitiu ganhos de produtividade. Para o ano que vem, as perspectivas continuam favoráveis.
Em outubro, o volume de carga transportado pela MRS foi o maior em 15 anos de concessão - o número alcançado é 3,8% superior ao seu último recorde mensal, registrado em julho de 2011. No acumulado do ano (em dez meses), o total de volume transportado chegou a 128,3 milhões de toneladas - aumento de 6,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O presidente da MRS, Eduardo Parente, em entrevista ao Valor, justifica os números com dois motivos. O primeiro foi a política de manutenção da Ferrovia do Aço, que teve paradas semanais para o serviço. Isso, segundo ele, aumentou a regularidade do serviço. A segunda razão foi a mudança do sistema operacional da ferrovia. A empresa está aplicando R$ 600 milhões na compra de 90 locomotivas da GE Transportation que permitem o aumento de potência para eliminar o uso de locomotivas extras para subidas - que depois tinham que voltar no contrafluxo e atrapalhavam a movimentação nos trilhos. Com isso, o tempo de percurso médio da empresa caiu cerca de 10% em relação ao ano passado.
Além das locomotivas, a MRS está investindo neste ano em 218 vagões. O contrato, de R$ 48,3 milhões, foi firmado com Maxion e Randon. Os aportes fazem parte do plano de investimentos de R$ 1,5 bilhão previstos em todo o ano, que ainda deve incluir duplicação de pátios, modernização da sinalização, novos vagões e manutenção.
Controlada por CSN, Usiminas, Gerdau e Vale, a MRS vai investir quase o mesmo em 2012 - o valor deve ficar entre R$ 1 bilhão e R$ 1,5 bilhão -, em locomotivas, vagões, sistemas de sinalização e equipamentos de manutenção de via. O balanço trimestral será divulgado amanhã.
Na ALL, o período de julho a setembro foi o melhor trimestre da história da companhia em termos de volume transportado - segundo a empresa. O volume cresceu 10,4% no período em comparação com o mesmo trimestre de 2010 - de 11,03 bilhões de TKU para 12,18 bilhões de TKU. No acumulado do ano (em nove meses), as commodities agrícolas tiveram aumento de 10,5%. Na mesma comparação, o volume transportado de produtos industriais (como siderúrgicos, madeira e celulose) cresceu 4,4%.
A melhora no volume levou a resultados positivos no trimestre, de acordo com o balanço divulgado ontem. O lucro líquido do período foi de R$ 91,3 milhões, o que representa um aumento de 3,3% na comparação com o resultado obtido no mesmo intervalo do ano passado. A receita bruta foi de R$ 1,02 bilhão, crescimento de 23% em relação ao mesmo período de 2010. A companhia espera que em 2012 haja demanda adicional de 2 milhões de toneladas de soja e milho com o início da operação em Iquitira, no Estado do Mato Grosso.
Veículo: Valor Econômico