Cencosud negocia carioca Prezunic

Leia em 1min 10s

A rede carioca de supermercados Prezunic está na mira da chilena Cencosud, terceira maior rede da América Latina em vendas. O negócio, segundo fontes ligadas ao Prezunic, está prestes a ser finalizado e deve se equivaler em valor à compra do GBarbosa, que custou US$ 430 milhões em 2007.

O Prezunic é o sexto maior varejista do País, com 30 lojas no Rio de Janeiro e faturamento em 2010 R$ 2,4 bilhões, segundo ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

O foco da rede, que tem dez anos de fundação, são consumidores das classe B e C. A companhia é controlada pela família Cunha, tradicional do setor no Rio de Janeiro e dona das extintas redes Continente, Dallas e Rainha (vendidas para o Carrefour em 1999 e readquiridas pela família cinco anos mais tarde). Andrea Cunha, presidente da empresa, é filha do fundador, Joaquim Lopes da Cunha Fava.

Essa deve ser a sétima aquisição do Cencosud no País. A primeira foi o GBarbosa, que tinha 20 lojas quando foi comprado e hoje soma 131. Depois vieram as redes Perini, Mercantil Rodrigues, Super Família e Bretas, a maioria com lojas no Nordeste e em Minas Gerais. A última foi a pequena Cardoso, com três unidades na Bahia.

Na América Latina, o Cencosud é a terceira maior rede, com vendas de US$ 9,1 bilhões, atrás do Grupo Pão de Açúcar e do Walmart. Consultados, executivos do Cencosud e do Prezunic preferiram não se pronunciar.

 

Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

A hora dos latinos na propaganda global

Com a crise, a estética latina, que vende humor e otimismo, ameaça o reinado do pragmatismo irônico ...

Veja mais
Tomate encarece 161% em um ano

O preço do tomate vai gerar mal-estar no consumidor. Em apenas uma semana, o preço do fruto subiu 44,90%, ...

Veja mais
Brasileiro tende a confiar mais nas marcas

Quarenta e sete por cento das marcas poderiam desaparecer no Brasil e os consumidores não se importariam. Parece ...

Veja mais
GPA troca Extra Fácil por Minimercado Extra

O Grupo Pão de Açúcar decidiu reformular seu modelo de lojas menores, da rede Extra Fácil. A...

Veja mais
Pão de Açúcar reestrutura Delivery

Divisão de vendas pela Internet investe R$ 5 milhões para ampliar capacidade em 10 vezes Há dois a...

Veja mais
Preço não é tudo para consumidor brasileiro

Tecnologia e design ganharam mais peso na hora da compra, indica pesquisa da GfK Não foi só o poder aquisi...

Veja mais
PepsiCo vai dobrar investimentos no próximo ano

Fazer o Brasil subir da quarta à terceira posição no ranking da PepsiCo no mundo. Hoje, o paí...

Veja mais
Alta venda de móveis e eletrodomésticos puxam o varejo

O aumento de 16,5% das vendas de móveis e eletrodomésticos em setembro ante o mesmo mês de 2010 puxo...

Veja mais
Multiplan investirá R$ 1 bi para novos shoppings da rede

Nada de crise financeira mundial para atrapalhar os planos de expansão da Multiplan no ano que vem. Líder ...

Veja mais