A rede carioca de supermercados Prezunic está na mira da chilena Cencosud, terceira maior rede da América Latina em vendas. O negócio, segundo fontes ligadas ao Prezunic, está prestes a ser finalizado e deve se equivaler em valor à compra do GBarbosa, que custou US$ 430 milhões em 2007.
O Prezunic é o sexto maior varejista do País, com 30 lojas no Rio de Janeiro e faturamento em 2010 R$ 2,4 bilhões, segundo ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
O foco da rede, que tem dez anos de fundação, são consumidores das classe B e C. A companhia é controlada pela família Cunha, tradicional do setor no Rio de Janeiro e dona das extintas redes Continente, Dallas e Rainha (vendidas para o Carrefour em 1999 e readquiridas pela família cinco anos mais tarde). Andrea Cunha, presidente da empresa, é filha do fundador, Joaquim Lopes da Cunha Fava.
Essa deve ser a sétima aquisição do Cencosud no País. A primeira foi o GBarbosa, que tinha 20 lojas quando foi comprado e hoje soma 131. Depois vieram as redes Perini, Mercantil Rodrigues, Super Família e Bretas, a maioria com lojas no Nordeste e em Minas Gerais. A última foi a pequena Cardoso, com três unidades na Bahia.
Na América Latina, o Cencosud é a terceira maior rede, com vendas de US$ 9,1 bilhões, atrás do Grupo Pão de Açúcar e do Walmart. Consultados, executivos do Cencosud e do Prezunic preferiram não se pronunciar.
Veículo: O Estado de S.Paulo