Shoppings dão a largada para as compras de Natal

Leia em 3min 10s

Complexos apostam na decoração e sorteios para alavancar vendas



O pequeno Benjamim Simões Fischer, de apenas cinco anos, acompanhado dos pais e da irmã mais nova, saiu encantado do BarraShoppingSul no início desta semana. Faltando pouco mais de um mês para o Natal, o menino, apaixonado por ursos, encontrou dezenas deles na recém-inaugurada decoração natalina do estabelecimento. “O que eu mais gostei foi o urso com a cestinha na cabeça”, revela Benjamim. Assim como ele, os ornamentos faziam brilhar os olhos das crianças neste que é um período especial para a gurizada. Em fila, esperavam para falar com a grande estrela da comemoração: Papai Noel.

A decoração do BarraShoppingSul começou a ser idealizada no início do ano, mais precisamente em março, a fim de que, chegada a data, tudo saísse exatamente como planejado. A gerente de marketing do empreendimento, Tânia Nascimento, explica que a decoração deste ano é mais complexa, inspirada em um conceito de Natal camponês, com frutas silvestres, ursos e aproveitamento da luz natural que entra no local. Neste ano, a decoração foi feita antes.

“Antecipamos com o objetivo de preparar o consumidor para o Natal, para que possa prever e antecipar suas compras, sem deixar tudo para o final”, destaca a gerente. Com a expectativa de vender 20% a mais em relação ao Natal do ano passado, o BarraShoppingSul vai sortear três BMW X1, em promoção que já está ocorrendo desde o dia 7 deste mês.

As expectativas de crescimento no BarraShoppingSul contam principalmente com o planejamento antecipado, que já está resultando em um aumento de 20% no volume de cupons preenchidos na promoção, em comparação ao mesmo período de vigência de 2010. Para o mercado, no entanto, as expectativas são menos otimistas. Conforme levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC), as vendas devem ser incrementadas em, no máximo, 5%, em função do endividamento das famílias, que vai absorver boa parte do 13º salário. Nos cálculos da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o crescimento deve ficar entre 6% e 7%.

As perspectivas mornas de crescimento não estão tirando o ânimo dos demais shoppings da Capital. A partir de sexta-feira, o Shopping Total vai abrir as portas inspirado na oficina de Papai Noel. Todos os corredores do empreendimento serão decorados, levando até o palco de eventos onde, no dia 25 de novembro, vai acontecer a chegada do Bom Velhinho. O evento terá atrações especiais e show de fogos de artifício.

Já no Moinhos Shopping um Papai Noel eletrônico está desde a semana passada contando aos visitantes a história do panetone, enquanto uma Mamãe Noel escolhe as melhores receitas com o típico produto natalino. Lá, a chegada do Papai Noel em carne e osso vai acontecer no sábado, a partir das 12h. O estabelecimento espera vender 11% mais na comparação com o último Natal, atraindo um suplico 8% superior no mesmo período.

Com o tema A Fazenda de Cacau do Noel, o Praia de Belas também já inaugurou a sua decoração de Natal. O cenário montado na Praça da Magia é um convite para que os clientes se familiarizem com o processo de fabricação do verdadeiro chocolate. Espaços cenográficos que simulam a colheita do cacau e as diversas opções de chocolates - com um Papai Noel que se mexe ao comando do público - fazem parte da experiência de Natal proporcionada pelo shopping. Nas fachadas externas, o empreendimento apresenta uma iluminação especial formada por 120 mil leds programadas para realizar movimentos sincronizados.

Apesar de modesto em comparação ao ano passado, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping prevê a contratação de 140 mil trabalhadores temporários no segmento para dar conta da demanda natalina. O volume é 7% maior do que no mesmo período de 2010 e deve se concentrar principalmente em estabelecimentos supermercadistas, de vestuário, calçados, eletrodomésticos e perfumaria.


Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Glynett ganha mercado com produtos da linha capilar

A vaidade feminina tem se consolidado, cada vez mais, como um dos principais fatores para a expansão do setor de ...

Veja mais
Discos de vinil vira febre entre adolescentes

Os discos de vinil sumiram do mercado no final dos anos 90. No entanto, eles ainda mantêm um exército de ad...

Veja mais
Mapa deve certificar a produção de leite

O leite é um dos produtos que está em processo de certificação para produção i...

Veja mais
Produção de tomate tem alta em Minas

Produtores de tomate de Minas Gerais colheram 441,8 mil toneladas da hortaliça neste ano, volume 8,7% superior ao...

Veja mais
Natal está antecipado no ramo de decoração

O Natal chegou mais cedo neste ano. Pelo menos é isso que estão percebendo os empresários que traba...

Veja mais
Saiu do forno

Conhecida pelo tradicional pão de queijo, a mineira Forno de Minas aposta em parcerias com empresas globais para ...

Veja mais
JBS planeja ampliar participação em lácteos no ano que vem

Impacto cambial e prejuízo da subsidiária americana provocam perdas de R$ 67,5 milhões A JBS cogita...

Veja mais
Restaurantes e bares na mira da Marfrig em 2012

Companhia vai disputar mercado de alimentação fora de casa, que movimenta R$ 60 bilhões, por meio d...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar cria nova bandeira para conversão

Com a intenção de chegar a todos os públicos consumidores, o Grupo Pão de Açúc...

Veja mais