Complexos apostam na decoração e sorteios para alavancar vendas
O pequeno Benjamim Simões Fischer, de apenas cinco anos, acompanhado dos pais e da irmã mais nova, saiu encantado do BarraShoppingSul no início desta semana. Faltando pouco mais de um mês para o Natal, o menino, apaixonado por ursos, encontrou dezenas deles na recém-inaugurada decoração natalina do estabelecimento. “O que eu mais gostei foi o urso com a cestinha na cabeça”, revela Benjamim. Assim como ele, os ornamentos faziam brilhar os olhos das crianças neste que é um período especial para a gurizada. Em fila, esperavam para falar com a grande estrela da comemoração: Papai Noel.
A decoração do BarraShoppingSul começou a ser idealizada no início do ano, mais precisamente em março, a fim de que, chegada a data, tudo saísse exatamente como planejado. A gerente de marketing do empreendimento, Tânia Nascimento, explica que a decoração deste ano é mais complexa, inspirada em um conceito de Natal camponês, com frutas silvestres, ursos e aproveitamento da luz natural que entra no local. Neste ano, a decoração foi feita antes.
“Antecipamos com o objetivo de preparar o consumidor para o Natal, para que possa prever e antecipar suas compras, sem deixar tudo para o final”, destaca a gerente. Com a expectativa de vender 20% a mais em relação ao Natal do ano passado, o BarraShoppingSul vai sortear três BMW X1, em promoção que já está ocorrendo desde o dia 7 deste mês.
As expectativas de crescimento no BarraShoppingSul contam principalmente com o planejamento antecipado, que já está resultando em um aumento de 20% no volume de cupons preenchidos na promoção, em comparação ao mesmo período de vigência de 2010. Para o mercado, no entanto, as expectativas são menos otimistas. Conforme levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC), as vendas devem ser incrementadas em, no máximo, 5%, em função do endividamento das famílias, que vai absorver boa parte do 13º salário. Nos cálculos da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o crescimento deve ficar entre 6% e 7%.
As perspectivas mornas de crescimento não estão tirando o ânimo dos demais shoppings da Capital. A partir de sexta-feira, o Shopping Total vai abrir as portas inspirado na oficina de Papai Noel. Todos os corredores do empreendimento serão decorados, levando até o palco de eventos onde, no dia 25 de novembro, vai acontecer a chegada do Bom Velhinho. O evento terá atrações especiais e show de fogos de artifício.
Já no Moinhos Shopping um Papai Noel eletrônico está desde a semana passada contando aos visitantes a história do panetone, enquanto uma Mamãe Noel escolhe as melhores receitas com o típico produto natalino. Lá, a chegada do Papai Noel em carne e osso vai acontecer no sábado, a partir das 12h. O estabelecimento espera vender 11% mais na comparação com o último Natal, atraindo um suplico 8% superior no mesmo período.
Com o tema A Fazenda de Cacau do Noel, o Praia de Belas também já inaugurou a sua decoração de Natal. O cenário montado na Praça da Magia é um convite para que os clientes se familiarizem com o processo de fabricação do verdadeiro chocolate. Espaços cenográficos que simulam a colheita do cacau e as diversas opções de chocolates - com um Papai Noel que se mexe ao comando do público - fazem parte da experiência de Natal proporcionada pelo shopping. Nas fachadas externas, o empreendimento apresenta uma iluminação especial formada por 120 mil leds programadas para realizar movimentos sincronizados.
Apesar de modesto em comparação ao ano passado, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping prevê a contratação de 140 mil trabalhadores temporários no segmento para dar conta da demanda natalina. O volume é 7% maior do que no mesmo período de 2010 e deve se concentrar principalmente em estabelecimentos supermercadistas, de vestuário, calçados, eletrodomésticos e perfumaria.
Veículo: Jornal do Comércio - RS