Discos de vinil vira febre entre adolescentes

Leia em 3min 10s

Os discos de vinil sumiram do mercado no final dos anos 90. No entanto, eles ainda mantêm um exército de admiradores. E, por incrível que pareça, os "bolachões", como também são conhecidos, estão caindo no gosto da garotada. Adolescentes, que não eram nem nascidos quando os discos tocavam nas vitrolas, são os mais novos fãs da qualidade acústica que eles carregam, além das lendárias capas.

O Bazar Miragem, instalado na região da Savassi, comercializa discos de vinil há mais de 30 anos. Há cerca de três anos, o proprietário, Antônio Maurício Reis, começou a organizar a Feira do Vinil, que acontece no segundo sábado de cada mês. Ele vende, em média, 200 discos por mês. De acordo com Reis, a maior parte dos clientes são jovens e adolescentes que apreciam música eletrônica, alternativa e rock. "Eles estão conhecendo o vinil agora, já nasceram na era do CD. Com isso, está crescendo o público do vinil", observa. Ele afirma que a média de preço dos discos está entre R$ 10 e R$ 30. "Mas, dependendo do disco, pode custar até R$ 300", diz.

Na Loja Música Rara, no centro de Belo Horizonte, a procura por discos de vinil também está alta. O proprietário do estabelecimento, Samuel de Souza, estima que as vendas cresçam entre 5% e 8% mês a mês. "O vinil voltou a ser procurado, principalmente pelo público mais jovem. Os LPs têm um som melhor, as capas são mais trabalhadas e isso tem chamado atenção", afirma.

Ele trabalha com discos de vinil, CDs e DVDs novos e usados, e acredita que os LPs têm um público fiel que está crescendo. "Quem gosta do vinil não abandonou o disco e novos admiradores estão aparecendo, tanto é que as gravadoras estão relançando antigos sucessos e lançando novos discos", observa. O preço dos LPs na Música Rara varia entre R$ 5 e R$ 150. "Isso depende da raridade, da capa, do selo, se é novo ou usado", explica.

Na web - De olho na tendência de crescimento do mercado de vinil, o empresário Rafael Pace lançou, há cerca de dois anos, o site Disco Fácil (www.discofacil.com.br). Ele reúne lojas, sebos e vendedores virtuais em um único espaço. São 30 mil exemplares catalogados. Hoje, o Disco Fácil registra uma média de 20 transações por mês e, em cada transação, geralmente, se vende mais de um disco.

Outro item com grande procura são os toca-discos, que podem ser encontrados a partir de R$ 150. "Eles têm uma receptividade muito boa porque, no mercado, costumam ser muito mais caros. Além disso, o público que acessa o site também procura artigos em um estilo mais ‘retrô’, mais parecido com os aparelhos antigos", afirma Pace.

Ele explica ainda que o objetivo é transformar o Disco Fácil em um dos maiores sites de comércio de vinis do brasil. "Temos mais de 70 grandes vendedores cadastrados, entre sebos, lojas de vinil e vendedores virtuais, e nossa meta é agregar pelo menos mais 30 até o fim do ano. Também pretendemos dobrar o número de discos catalogados nos próximos meses", diz.

Os discos estão divididos em classificações e faixas de preço. "Os vinis podem ser encontrados a partir de R$ 3, e a média está entre R$ 5 e R$ 50. Mas é claro que há aqueles mais raros. Atualmente, o exemplar mais caro que temos é um vinil do Elvis Presley. O álbum "Sings for Children" está anunciado por R$ 1 mil", diz o empresário. Além desses equipamentos, os internautas encontram acessórios como plásticos para vinil, adaptadores para 45 rpm, borracha para prato de toca-discos e miniaturas de personalidades e ícones do rock.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Glynett ganha mercado com produtos da linha capilar

A vaidade feminina tem se consolidado, cada vez mais, como um dos principais fatores para a expansão do setor de ...

Veja mais
Shoppings dão a largada para as compras de Natal

Complexos apostam na decoração e sorteios para alavancar vendas O pequeno Benjamim Simões Fischer,...

Veja mais
Mapa deve certificar a produção de leite

O leite é um dos produtos que está em processo de certificação para produção i...

Veja mais
Produção de tomate tem alta em Minas

Produtores de tomate de Minas Gerais colheram 441,8 mil toneladas da hortaliça neste ano, volume 8,7% superior ao...

Veja mais
Natal está antecipado no ramo de decoração

O Natal chegou mais cedo neste ano. Pelo menos é isso que estão percebendo os empresários que traba...

Veja mais
Saiu do forno

Conhecida pelo tradicional pão de queijo, a mineira Forno de Minas aposta em parcerias com empresas globais para ...

Veja mais
JBS planeja ampliar participação em lácteos no ano que vem

Impacto cambial e prejuízo da subsidiária americana provocam perdas de R$ 67,5 milhões A JBS cogita...

Veja mais
Restaurantes e bares na mira da Marfrig em 2012

Companhia vai disputar mercado de alimentação fora de casa, que movimenta R$ 60 bilhões, por meio d...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar cria nova bandeira para conversão

Com a intenção de chegar a todos os públicos consumidores, o Grupo Pão de Açúc...

Veja mais