Pão de Açúcar parte para quiosques

Leia em 2min 10s

O Pão de Açúcar pretende acelerar a implantação de quiosques dentro das lojas de alimentos para a venda de produtos por meio da internet. Segundo o presidente da companhia, Enéas Pestana, a ideia é aproveitar o fluxo de consumidores nos supermercados para incentivar as vendas on-line.

"Os clientes poderão comprar nos quiosques e receber os produtos em casa", afirmou, após participar da cerimônia de inauguração do Núcleo de Alto Rendimento Esportivo da companhia.

Pestana falou também da possibilidade de a empresa de comércio eletrônico norte-americana Amazon vir para o Brasil. "O mercado vem especulando sobre a vinda, o que deve acontecer. Não há dificuldade para uma empresa de e-commerce entrar em qualquer país. Aliás, muitos brasileiros já compram na Amazon", disse.

Ele avaliou, porém, que o fato de o Pão de Açúcar ou outras varejistas contarem com lojas físicas é um diferencial competitivo em relação à Amazon. "Hoje temos toda uma parte física estruturada, em termos de tecnologia da informação e logística, e pessoas trabalhando no comércio eletrônico", afirmou.

O executivo destacou ainda que a empresa estuda formas de entregar os produtos adquiridos pela internet também nas lojas físicas. "Podemos entregar na loja em vez dos clientes esperarem em casa", disse. Pestana salientou ainda que a empresa está preparada para o crescimento no fluxo de vendas do comércio eletrônico neste final de ano.

Pestana informou que o foco de expansão da companhia em 2012 será o crescimento orgânico. "Logo nos primeiros meses de 2011 percebemos que o ano não seria como o de 2010. Dessa forma, aproveitamos para fazer as readequações necessárias nos nossos formatos", disse, em referência às conversões de CompreBem e Sendas, principalmente, para lojas Extra.


Mudança - Outro destaque é a mudança do nome das lojas Extra Fácil para Minimercados. "Não temos nada para fazer de conversões em 2012. Vamos colocar o pé no acelerador da expansão", enfatizou.

Ele ressaltou ainda que a empresa quer conquistar uma fatia de mercado na região Nordeste, onde o principal concorrente, o Walmart, tem forte presença. "Não há mercado esgotado no Brasil. Temos território para nos consolidar e defender."

Sobre o processo de alta de preços, o executivo afirmou que "não acredita" em explosão inflacionária. "Sentimos alguns ajustes de preços, mas também vemos uma desaceleração nos preços das commodities e uma previsão excelente para safra (agrícola)", disse.

Pestana fez ainda um breve comentário positivo sobre o processo de integração da Globex, controladora das bandeiras Ponto Frio e Casas Bahia, que deve se encerrar no início de 2012. (AE)


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Software trava bebida no caixa de supermercado

Sistema identifica bebida alcoólica pelo código de barras e obriga o caixa a pedir RG do cliente para libe...

Veja mais
Forno de Minas revê vendas no varejo

Este foi o ano da consolidação dos negócios no setor varejista da Forno de Minas Alimentos S/A, con...

Veja mais
Lustra-móveis e ceras tentam reagir à queda de vendas

Na construção e decoração, a madeira perde cada vez mais espaço para outras opç...

Veja mais
Teka promove reestruturação para voltar ao azul

Com 85 anos de atuação, a fabricante de itens de cama, mesa e banho Teka, com sede em Blumenau, informou a...

Veja mais
Catupiry muda estratégia e requeijão é foco do negócio

A centenária Catupiry decidiu, há três anos, ampliar sua presença nas gôndolas entrando...

Veja mais
Logística, um problema com saídas no PR

Dois estudos encomendados pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep) mostram gargalos na log&ia...

Veja mais
Aché busca margem maior com Profuse

A indústria de medicamentos Aché quer aproveitar o relacionamento construído com profissionais da s...

Veja mais
Preço de computador vai subir no Brasil devido a enchentes na Ásia

Mal se recuperaram da tensão causada pelo terremoto no Japão, os fabricantes de computadores estão ...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar investe R$4 milhões em centro esportivo localizado em São Paulo

O Grupo Pão de Açúcar inaugurou ontem um centro esportivo que será usado para avaliaç...

Veja mais