Software trava bebida no caixa de supermercado

Leia em 1min 10s

Sistema identifica bebida alcoólica pelo código de barras e obriga o caixa a pedir RG do cliente para liberar a compra


Um novo software utilizado por algumas das principais redes de supermercado de São Paulo identifica, pelo código de barras, a venda de qualquer bebida alcoólica no caixa. O sistema trava a compra se o cliente não apresentar o documento de identidade ao funcionário. Para liberar a venda, o caixa tem de digitar a data de nascimento do cliente na máquina que, automaticamente, permite a compra do produto só para maiores de 18 anos.

O programa está disponível em todas as lojas Pão de Açúcar, Extra, Assaí e Walmart de São Paulo. Todas as unidades vendem de latas de cervejas a garrafas de uísque.

Para assegurar o cumprimento da legislação e afastar o risco de multa, o Grupo Pão de Açúcar também ampliou a faixa etária considerada de "risco". Desse modo, o alerta emitido pelo software é seguido para pessoas que aparentam ter até 25 anos. Para comunicar a iniciativa aos clientes, a empresa planeja fazer veicular uma grande campanha em alguns dos principais veículos de mídia do País.

O Carrefour não modificou o sistema de compras de suas lojas. A empresa, no entanto, afirmou que reconhece a importância da Lei 14.592 e atende às exigências do governo do Estado e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Funcionários que atuam como caixas receberam treinamento./A.F.


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Forno de Minas revê vendas no varejo

Este foi o ano da consolidação dos negócios no setor varejista da Forno de Minas Alimentos S/A, con...

Veja mais
Pão de Açúcar parte para quiosques

O Pão de Açúcar pretende acelerar a implantação de quiosques dentro das lojas de alim...

Veja mais
Lustra-móveis e ceras tentam reagir à queda de vendas

Na construção e decoração, a madeira perde cada vez mais espaço para outras opç...

Veja mais
Teka promove reestruturação para voltar ao azul

Com 85 anos de atuação, a fabricante de itens de cama, mesa e banho Teka, com sede em Blumenau, informou a...

Veja mais
Catupiry muda estratégia e requeijão é foco do negócio

A centenária Catupiry decidiu, há três anos, ampliar sua presença nas gôndolas entrando...

Veja mais
Logística, um problema com saídas no PR

Dois estudos encomendados pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep) mostram gargalos na log&ia...

Veja mais
Aché busca margem maior com Profuse

A indústria de medicamentos Aché quer aproveitar o relacionamento construído com profissionais da s...

Veja mais
Preço de computador vai subir no Brasil devido a enchentes na Ásia

Mal se recuperaram da tensão causada pelo terremoto no Japão, os fabricantes de computadores estão ...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar investe R$4 milhões em centro esportivo localizado em São Paulo

O Grupo Pão de Açúcar inaugurou ontem um centro esportivo que será usado para avaliaç...

Veja mais