Este foi o ano da consolidação dos negócios no setor varejista da Forno de Minas Alimentos S/A, controlada pela Laticínios Condessa. Isso porque, de acordo com o diretor comercial da empresa, Vicente Camiloti, a partir dos investimentos realizados na diversificação do mix e nas estratégias de marketing foi possível atingir um público maior por meio não só do tradicional pão de queijo, como também de outros produtos.
Para o próximo exercício, as metas são um pouco diferentes, mas não menos importantes. Conforme Camiloti, os trabalhos serão direcionados ao aumento da participação do segmento de food service nos negócios da empresa. Atualmente, o segmento responde por apenas 20% do faturamento da marca, enquanto as vendas no varejo chegam a 80%.
"A estratégia é distribuir uma maior fatia das vendas para outras linhas de produtos. O plano é chegar, em meados de 2013, com 50% de peso para cada setor. Já no próximo exercício elevaremos a fatia do food service para 35%, pelo menos", afirma. Para tal, no ano passado a companhia deu início a um plano de investimento da ordem de R$ 40 milhões, que será concluído em 2012.
Grande parte dos recursos já foi aplicada em pesquisa, desenvolvimento e compra de maquinário e na ampliação em 50% da área construída da unidade fabril localizada em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e expansão da capacidade do setor de congelamento de mercadorias. Além disso, foram gerados 450 empregos diretos.
Atualmente, a Forno de Minas fabrica 1,1 mil toneladas de produtos por mês. Deste total, cerca de 5% são enviados ao exterior, para países como Estados Unidos e Portugal. Da parcela que fica no Brasil, quase 80% são direcionados aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais - respectivamente principais mercados consumidores nacionais da marca.
"É importante ressaltar que o produto Forno de Minas é muito bem aceito fora de Minas Gerais. Esse sucesso se deve, entre outros fatores, à própria história que os produtos carregam consigo e pela tradição do famoso pão de queijo", diz.
Diante dos investimentos e da consolidação dos negócios da empresa, a expectativa é de que o faturamento da Forno de Minas chegue aos R$ 110 milhões ao final deste ano. Caso isto se confirme, haverá um crescimento de 120% sobre o resultado registrado em 2010, quando a empresa faturou R$ 50 milhões. "Já para 2012, a estimativa é fechar o exercício com um giro financeiro de R$ 150 milhões", ressalta.
Reconhecimento - A diretora de Marketing da empresa, Hélida Mendonça, acredita que a retomada da força da marca e o crescimento dos negócios nos últimos anos foram fundamentais para a escolha da Laticínios Condessa como ganhadora do Troféu José Costa, na categoria Alimentos, na última edição do Prêmio José Costa, realizado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO e pela Fundação Dom Cabral (FDC).
"Em tantos anos de atuação, já que estamos de volta à Forno de Minas há apenas dois anos e meio - a Laticínios já possui 16 anos -, é gratificante vermos o nosso trabalho valorizado e reconhecido diante do mercado. Focamos grande parte de nossa atuação responsável na valorização de nossos funcionários. E, de repente, nos vemos valorizados também. É um sinal de que estamos no caminho correto e que, apesar de ainda termos muito o que fazer, o que já vem sendo feito está dando um bom resultado", diz.
E justamente os trabalhos realizados no setor de recursos humanos é o que julga a diretora como ponto fundamental na análise da competitividade responsável da empresa. "Não oferecemos aos nossos colaboradores um simples treinamento, visando melhores resultados operacionais. Acreditamos também na evolução pessoal de todos eles", ressalta.
A terceira edição do Prêmio José Costa foi uma realização do DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com a FDC. A iniciativa contou com o patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), do Sistema Fiemg/Sesi, da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), do governo de Minas Gerais, da Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A (Usiminas) e da Vale S/A. Além disso, apoiaram o evento a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Localiza Rent a Car e o Banco Mercantil do Brasil.
Veículo: Diário do Comércio - MG