Processo de consolidação avança rapidamente no varejo

Leia em 1min 40s

Há dois anos o varejo brasileiro assiste a um forte movimento de consolidação. Neste cenário, três empresas dividiram o papel principal: Pão de Açúcar, Máquina de Vendas e Magazine Luiza. A companhia de Abilio Diniz deu o pontapé inicial com a compra do Ponto Frio, em junho de 2009, e o grupo Pão de Açúcar retomou o posto de maior varejista do país, deixando o Carrefour na segunda posição. 


Seis meses depois, também anunciou a fusão do Ponto Frio com a Casas Bahia, então líder no comércio de eletroeletrônicos.

A negociação levou seis meses para ser concluída. A família de Samuel Klein, fundador da Casas Bahia, ficara insatisfeita com alguns termos do contrato. No final, Diniz conseguiu contornar a situação e levou 51% da Globex, que uniu Ponto Frio e Casas Bahia.

A concorrência agiu rápido. Em março de 2010, época em que Diniz e os Klein ainda tentavam se entender, a mineira Ricardo Eletro e a baiana Insinuante se uniram na Máquina de Vendas. Algum tempo depois a empresa atraiu outras duas varejistas para o portfólio: City Lar e Eletroshopping. Juntas, as redes devem faturar R$ 7,2 bilhões em 2011. Agora, para se dizer uma empresa de atuação nacional, só falta conquistar o Sul do país. O Magazine Luiza não ficou de fora. Em um ano, comprou duas varejistas, a nordestina Lojas Maia e a rede Baú da Felicidade, do apresentador Silvio Santos. Também abriu o capital e levantou R$ 926 milhões em sua oferta pública inicial.

Apesar de diversas negociações bem-sucedidas, o mercado também assistiu a uma intensa disputa que, pelo menos por enquanto, não teve definição. Trata-se da tentativa de fusão entre Pão de Açúcar e Carrefour. Uma estratégia de Diniz que ganhou o apoio do BNDESPar e do BTG Pactual, mas que parou no grupo francês Casino, sócio de Diniz no Pão de Açúcar, que não gostou da ideia.


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Brasfrigo fecha fábrica e Heinz reposiciona marca Quero

A Brasfrigo, dona das marcas Jurema, Jussara, Tomatino e Terrabella, encerra em dezembro sua produção de m...

Veja mais
Pão de Acúcar cria bandeira

Com a intenção de chegar a todos os públicos consumidores, o Grupo Pão de Açúc...

Veja mais
Brazil Pharma compra farmácias na Bahia

A Brazil Pharma firmou memorando de entendimento para adquirir dez drogarias e um centro de distribuição d...

Veja mais
Carrinho Agas é entregue aos homenageados deste ano

Empresários, autoridades políticas e dirigentes de entidades estiveram presentes ontem à noite, em ...

Veja mais
CooperRita passa a beneficiar leite

Com investimento de R$ 9 milhões, a cooperativa vai ampliar a produção do tipo longa vida.A Coopera...

Veja mais
Estoques são motivo de cautela para lojistas

Enquanto o setor supermercadista projeta crescimento nas vendas para este fim de ano, os lojistas estão menos oti...

Veja mais
Produtos típicos da ceia de Natal variam até 74%

A menos de um mês para o Natal, os supermercados de Fortaleza já começam a vender alguns dos produto...

Veja mais
Produtos de limpeza: A difícil tarefa de educar antes de vender

Os produtos de limpeza concentrados têm um apelo indiscutível: a sustentabilidade. Entre os benefíci...

Veja mais
Consumo em alta atrai os investidores no varejo

O faro empreendedor da empresária Denise Somera a levou, na companhia do marido e sócio Cássio Buse...

Veja mais