A Brasfrigo, dona das marcas Jurema, Jussara, Tomatino e Terrabella, encerra em dezembro sua produção de molhos e vegetais em conserva. A empresa, há 36 anos no mercado, fechará fábrica em Luziânia (GO), dando férias coletivas a seus 800 funcionários. O braço do grupo BMG no mercado de alimentos espera retomar as atividades no primeiro semestre de 2012, mas fontes do mercado afirmam que o fechamento é definitivo.
Em 2009, a empresa acumulou perdas de R$ 299 milhões e uma dívida de R$ 268 milhões, ante faturamento de R$ 247 milhões naquele ano. Em 2011, a fabricante produziu mais do que vendeu, formando estoque equivalente a até seis meses de produção, segundo executivo do grupo. A Brasfrigo passou por duas tentativas de venda, entre 2007 e 2010, pela francesa Bonduelle e pela Camil Alimentos, mas as dívidas da empresa afastaram os interessados.
A saída de cena da fabricante da Jurema deve aumentar o espaço de suas concorrentes. A americana Heinz, que em março adquiriu por R$ 1 bilhão 80% da Quero Alimentos, lança sua primeira campanha publicitária no Brasil. "A Heinz tem a tradição de preservar as marcas adquiridas", diz o gerente de marketing da empresa, Patrick Macedo. "Essa campanha mostra o desejo da Heinz de que a Quero continue a crescer."
Veículo: DCI